
Neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) destaca a importância de nossa ciência e profissão para o cuidado à saúde mental das coletividades e individualidades.
Quando se fala de cuidado à vida, é fundamental compreender que a prevenção ao suicídio é uma questão de saúde pública e que esse é um fenômeno de múltiplos determinantes, resultado de uma complexa interação de fatores.
Um desafio, portanto, que extrapola intervenções estritamente individuais e que demanda ações e políticas que favoreçam o bem-estar físico, psíquico e social, assim como a qualidade de vida das coletividades.
É sob essa perspectiva que, desde 2020, o Conselho Federal de Psicologia promove a campanha “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”, que busca evidenciar a necessidade de um cuidado integral e contínuo para a saúde física e psíquica de todas as pessoas.
Uma abordagem da Psicologia permanente e integrada em todos os níveis de cuidados à saúde mental é caminho essencial para desmitificar, prevenir e salvar vidas!