Notícias

19/06/2016 - 12:52

A Psicologia em defesa da democracia e da garantia de direitos

Evento segue à tarde com análise das propostas do Eixo 3 e apresentação das chapas para eleições do Sistema Conselhos

A Psicologia em defesa da democracia e da garantia de direitos

Psicólogas e psicólogos analisaram, na manhã deste domingo (19), as propostas do Eixo 2 – “Contribuições éticas, políticas e técnicas do processo democrático e de garantia de direitos” do 9 º Congresso Nacional de Psicologia (9º CNP), que acontece em Brasília desde a última quinta (16). O eixo se refere às contribuições que a Psicologia deve oferecer, a partir de seus subsídios éticos, teóricos e técnicos, para a garantia do Estado de direito.

Dentre os temas aprovados estão o posicionamento contrário a redução maioridade penal e a medicalização da vida, a defesa da laicidade da Psicologia, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da garantia de direitos – especialmente das mulheres, comunidades tradicionais, população negra, indígena, quilombola, de terreiro, comunidades tradicionais e LGBTs. A plenária aprovou, ainda, posicionamento em defesa de uma reforma política, democrática e popular no país.

Eixo 3 e apresentação de chapas

No período da manhã também foi iniciada a análise dos itens do Eixo 3, que trata da ampliação e qualificação do exercício profissional no estado de garantia de direitos. O debate segue no período da tarde, a partir das 13h40, quando também serão apresentadas pela Comissão Eleitoral as chapas concorrentes à consulta do Conselho Federal de Psicologia.

As propostas encaminhadas para plenária nestes sábado e domingo foram debatidas por dez grupos de trabalho (GTs), que se reuniram na sexta-feira (17) e discutiram as 329 proposições advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps).Elas podem ser acessadas na página Publicações do site do evento.

Transmissão online

O Conselho Federal de Psicologia transmite, ao vivo, via internet, as plenárias de análise das propostas dos eixos do 9º CNP. Após a transmissão, os vídeos ficarão disponíveis para acesso, nos mesmos links das transmissões online.

Acesse:
18/06 – https://www.youtube.com/watch?v=CUA2lq_PnD0
19/06 – https://www.youtube.com/watch?v=Fh7hGwEK9ms

Publicações – http://9cnp.cfp.org.br/publicacoes/