O livro do Sistema Conselhos de Psicologia “A verdade é revolucionária: testemunhos e memórias de psicólogos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”, será tema de debate, nesta quarta-feira (22), promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A atividade na UFRJ, que acontecerá às 10h no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), contará com a participação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), através do conselheiro Pedro Paulo Bicalho, que também é professor do Instituto de Psicologia da universidade e coordenador de Integração Acadêmica de Extensão do CFCH.
Além do conselheiro do CFP, estarão na mesa a representante do Instituto Sedes Sapientiae, Maria Auxiliadora Arantes; a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria de Nazaré Tavares Zenaide; e a professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Angela Caniato.
O evento é parte da série “Quartas de verdade”, que integra a programação da curadoria “UFRJ 68+50 – Histórias, memórias e verdade”, e acontece a partir das 10h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio do CFCH.
O Livro
Lançado em novembro de 2013, o livro mostra depoimentos de psicólogas(os) que viveram no período da ditadura militar no Brasil e contam um pouco da realidade da época. A publicação foi produzida pelo Sistema Conselhos de Psicologia em conjunto com as respectivas Comissões de Direitos Humanos do CFP e dos Conselhos Regionais de Psicologia.
Serviço
Debate sobre o livro “A verdade é revolucionária: testemunhos e memórias de psicólogos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”.
Dia: 22 de maio, quarta-feira.
Horário: 10 horas.
Local: Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).
Aberto ao público.