Notícias

20/02/2019 - 10:22

Abep realizará XII Encontro Nacional em João Pessoa

Encontro, que ocorrerá de 13 a 15 de junho, está com primeiro período de inscrições abertas até dia 20 de maio

Abep realizará XII Encontro Nacional em João Pessoa

João Pessoa (PB) será sede do XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep), entre os dias 13 e 15 de junho de 2019, no Instituto de Educação Superior (IESP). O tema do encontro será “20 Anos em Defesa do Compromisso Ético Social na Formação em Psicologia”.

O encontro contará com a presença de professoras(es), coordenadoras(es), pesquisadoras(es), psicólogas(os) e estudantes de Psicologia de todo o país em conferências, mesas-redondas, fóruns, minicursos, lançamentos de livros e pôsteres.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo seguinte link: https://sites.google.com/view/abep20anos/inscreva-se . O primeiro período de inscrições expira dia 20 de maio. O seguinte será até 12 de junho e o último no IESP.

Na ocasião, também acontecerá a XI Edição do Prêmio Sílvia Lane, destinado a trabalhos realizados por estudantes de Psicologia, na forma de TCC e de Relatório de Estágio. As inscrições estão abertas até o dia 10/03/2018. Todas as informações e inscrições podem ser acessadas no site da Abep: http://abepsi.org.br/premiosilvialane/ . 

Última edição

O último encontro da Abep aconteceu em 2017, em Campinas(SP), com o tema “O ensino e formação em Psicologia no século XXI: transformações e desafios”. O evento contou com debates sobre diretrizes e ênfases curriculares, licenciatura, estágios, metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem na formação em Psicologia. Laicidade e ética, processos avaliativos e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinae) também estiveram na pauta. Além disso, tratou de questões como a formação política em Psicologia e a inserção do trabalho da (o) psicóloga (o) nas políticas públicas, as novas demandas e a ampliação do campo da profissão e os direitos humanos no contexto da desigualdade e o direito à diferença.

Na ocasião, o Conselho Federal de Psicologia foi representado foi representado pelas(os) conselheiras(os) Rogério Giannini (presidente), Ana Sandra Fernandes (vice-presidente), Norma Cosmo (tesoureira), Pedro Paulo Bicalho (secretário), Clarissa Guedes e Sandra Sposito (conselheiras).

Ano da Formação

Em 2018, uma parceria entre CFP, Abep e Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), promoveu as discussões sobre o Ano da Formação em Psicologia, quando foram debatidas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Psicologia, por todo Brasil.

Foram organizadas reuniões preparatórias, cinco encontros regionais e um encontro nacional, que aprovou 33 propostas. A partir delas, foi redigida uma minuta submetida à consulta nacional, transformada posteriormente em Relatório Final, por meio dos canais das entidades nacionais coordenadoras do processo de discussão – CFP, Abep e Fenapsi.

A minuta também foi apreciada e aprovada na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) e no pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Agora, as novas diretrizes curriculares serão debatidas no Conselho Nacional de Educação (CNE) e no Ministério da Educação (MEC).