Notícias

17/02/2023 - 9:32

Abertas as inscrições para o Congresso da Ulapsi 2023

Com o tema “Os caminhos de encontro da Psicologia da América Latina", evento será realizado de 13 a 15 de abril, em Montevidéu, no Uruguai. Participe!

Abertas as inscrições para o Congresso da Ulapsi 2023

“Os caminhos de encontro da Psicologia da América Latina” é o tema do 9º Congresso da União Latino-Americana de Entidades da Psicologia (Ulapsi), que será realizado de 13 a 15 de abril na cidade de Montevidéu, no Uruguai.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até 13 de abril pelo site https://congresoulapsi2023.org/, com reajuste de valores após o dia 28 de fevereiro. Já para apresentação de trabalhos, o prazo prorrogado se encerra em 26 de fevereiro.

O encontro é destinado a profissionais, pesquisadores e estudantes de Psicologia de toda a América Latina e tem como objetivo fortalecer e definir caminhos para a Psicologia como ciência e profissão voltada ao desenvolvimento, crescimento e dignidade de nossos povos.

A programação do Congresso é organizado a partir de cinco grandes temas: direitos humanos na América Latina e o papel da Psicologia nesta realidade; articulação da Psicologia com outras entidades; A violência nas suas diferentes expressões; Compromisso da Psicologia latino-americana com o bem-estar social e a saúde; e Diversidade, convivência e problemas atuais nos desafios pós-pandemia. A programação é composta por conferências, mesas de debates, oficinas, apresentações culturais, lançamentos de publicações, além de outras atividades. 

Entre o corpo de conferencistas, destaca-se a participação da conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Nita Tuxá, que abordará o tema “Povos Indígenas da América Latina: Passado, presente e futuro vivendo bem”. Indígena do povo Tuxá, Nita é psicóloga, ativista e docente. Especialista em saúde indígena e mestra em Antropologia Social, foi também idealizadora da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogas(os), a ABIPSI. Ao integrar a atual gestão do CFP, Nita torna-se precursora da presença dos povos originários em um espaço institucional estratégico para a Psicologia como ciência e profissão.

Também serão conferencistas os professores Luis Hornstein (assessor do Departamento de Saúde Mental do Município da Cidade de Buenos Aires), que vai abordar os “Os Efeitos Clínicos da Pandemia”; Luís Carrizo (secretário-geral da Coordenadoria de Psicólogos Uruguaios), cujo tema será “Psicologia nas Estradas da América Latina”; e Luis Victor Leopold Costabile (reitor de Gestão da Universidad de la República do Uruguai), que falará sobre “Contribuições da Psicologia das Organizações e do Trabalho no Governo de Projetos Transformadores e Inclusivos”.

Sobre a Ulapsi

A ULAPSI é um espaço de organização e integração de diferentes entidades de Psicologia da América Latina. A entidade foi criada em novembro de 2002 na cidade de Puebla, no México, e reúne diversas entidades de Psicologia da América Latina. 

O objetivo é promover ações de integração de suas atividades científicas, acadêmicas e profissionais voltados ao desenvolvimento para uma Psicologia comprometida com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da pessoa humana. A ULAPSI também atua para o desenvolvimento e sistematização de experiências em diferentes âmbitos da Psicologia que concernem à identidade e à cultura latino-americanas, bem como para o intercâmbio e difusão das práticas e produção de conhecimento que expressem o compromisso social da Psicologia na América Latina.

Saiba mais:

Congresso da União Latino-Americana de Entidades da Psicologia (Ulapsi) 2023 – “Os caminhos de encontro da Psicologia da América Latina”

Data: 13 a 15 de abril de 2023

Local: Montevidéu – Uruguai

Mais informações em: https://congresoulapsi2023.org/