Com aproximadamente 1.500 inscritos, foi aberto nesta quarta-feira (6) o 3º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), em Cuiabá (MT). A abertura do evento teve participação da presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, e foi marcada por atividades culturais, como apresentações do sexteto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e do Coral da Secretaria de Educação do Mato Grosso. A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade de Cuiabá (Unic), na capital mato-grossense.
Borges elogiou a organização do evento e sua pluralidade, com a presença de profissionais e estudantes da área, não somente do Cerrado, mas de várias regiões do país. “Isso me fez pensar nas múltiplas possibilidades de combinar a diversidade sociorregional com a diversidade da Psicologia. Também me fez sonhar com o espaço que terá a pluralidade dos saberes e teorias da Psicologia, em um evento onde existe uma diversidade muito grande”, destacou. Nesta edição, o tema do Congresso é “Caminhando pelo Cerrado: diversidades, saberes e fazeres da Psicologia”.
A titular do CFP também expressou alegria pelo número de cursos de Psicologia oferecidos em instituições de ensino do estado. De acordo com o Conselho Regional do Mato Grosso (CRP 18), são dez cursos reconhecidos ou autorizados em vários municípios.
“Estamos conseguindo sair dos grandes centros urbanos, interiorizando a Psicologia. É fato importante para sonhar com o dia que todos os brasileiros, que desejarem, poderão contar com um profissional da área. Que tenhamos políticas públicas pensadas com a ajuda da Psicologia e que possamos pensar em um mundo melhor”, concluiu Borges.
O Conselheiro presidente do CRP 18, Alcindo José Rosa, coordenador geral do 3º Conpcer, deu as boas-vindas aos presentes, falou da diversidade do Cerrado e como foi pensada cada atividade. Ele agradeceu o apoio do CFP, de Conselhos Regionais e de universidades ao evento.
Até sábado (9), as (os) presentes participarão de seminários, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos e apresentações de trabalhos.
Política de drogas
O secretário adjunto de Justiça do Mato Grosso, Paulo Roberto Santana Júnior, participará da mesa “Rede de atenção para pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas”, na tarde desta sexta-feira (8). Na abertura do evento, o secretário elogiou os temas abordados na programação e agradeceu a oportunidade de debater sobre a política de drogas juntamente com profissionais da Psicologia. Ele observou que o posicionamento da categoria tem foco nos direitos humanos e na saúde pública, considerando que a atual política sobre o tema não tem produzido os resultados esperados e agrava a situação da violência.
“Um sentimento conflitante com o que vemos na Superintendência (de Políticas) sobre Drogas. Temos percebido a atenção e cuidado dados para os usuários, e quanto aqui (no Mato Grosso) ainda temos optado por metodologia arcaica, internações compulsórias, além de investimentos de recursos dos municípios nessa política. Aqui poderemos discutir essa questão com qualidade e encontrar novos caminhos”, enfatizou.
Saúde mental, violações de direitos das populações indígenas, saúde do trabalhador e gestão de riscos e desastres são outros temas na programação. As atividades a partir desta quinta-feira (7) acontecem no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) – Várzea Grande (MT).
CFP no 3º Conpcer
Os conselheiros do CFP Rogério Oliveira e Maria da Graça Jacques, além da integrante da Comissão Nacional de Formação (Confor) da autarquia Vera Lúcia Morselli, também estavam presentes na abertura e serão conferencistas no evento. Saiba mais sobre a participação do Conselho.