Notícias

07/12/2020 - 9:58

Abordagem da Psicologia sobre a deficiência será tema de diálogo do CFP

Transmissão ao vivo acontecerá nesta terça-feira, dia 8/12, às 16h, e poderá ser acompanhada pelas redes sociais do CFP

Abordagem da Psicologia sobre a deficiência será tema de diálogo do CFP

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoverá amanhã, 8 de dezembro, mais um diálogo com a categoria e a sociedade. Desta vez, para discutir perspectivas na relação entre Psicologia e deficiência para a garantia dos direitos humanos.

O debate acontecerá no marco do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) e é organizado pela Comissão de Direitos Humanos do CFP. O objetivo é colocar em debate a deficiência como um marcador social, relacionando o tema com questões de gênero, raça e sexualidade. Também deverão ser abordados assuntos como a compreensão da deficiência pela perspectiva dos direitos humanos, a prática profissional no campo da Psicologia e a necessidade de romper com o capacitismo e a invisibilidade que cercam o tema desde a formação profissional.

Mediada pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, a live contará com a participação de Rafael Ribeiro Filho, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-17/RN); Táhcita Mizael, da Universidade de São Paulo (USP); Flávia Cristina Silveira Lemos, integrante da diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e docente da Universidade Federal do Pará (UFPA); e Dreyf Gonçalves, também da ABEP.

A transmissão terá início às 16h e poderá ser acompanhada pelas redes sociais do CFP.

Conheça as(os) participantes:

Ana Sandra Fernandes
(CRP 13/5496)

Atual presidente do CFP, foi vice-presidente do Conselho na gestão 2016/2019. É psicóloga clínica e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Rafael Ribeiro Filho
(CRP 17/3227)

Psicólogo e conselheiro presidente do Conselho Regional de Psicologia no Rio Grande do Norte (CRP-17/RN). Servidor da prefeitura de Natal (RN), com atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Táhcita Mizael
(CRP 06/161558)

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especialista em gênero e sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faz pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). 

Flávia Cristina Silveira Lemos
(CRP 01/11.196)

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integra a diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP).

Dreyf Gonçalves
(CRP 06/55379)

Psicólogo de Base Crítica, professor de Psicologia, supervisor de estágios Grupos e Comunidades e Atenção Psicossocial e membro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP).

Serviço:

Live “Direitos Humanos: Perspectivas na relação entre Psicologia e Deficiência”
Data: 8 de dezembro
Horário 16h
Transmissão ao vivo pelos canais do CFP no YouTube e Facebook.