Notícias

10/06/2021 - 15:42

ABPP realiza XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Evento ocorrerá de 18 a 21 de agosto, totalmente on-line. Filiados da Associação já poderão se inscrever

ABPP realiza XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Ofensivas anti-democráticas, colonialidade, experiências de subjetivação política e a crise da democracia no Brasil. Esse é o tema do XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, que será realizado de 18 a 21 de agosto, totalmente on-line. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) e que conta com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), seria realizado presencialmente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2020, mas foi adiado e reformulado em virtude da pandemia da Covid-19.

O objetivo do simpósio é densificar o debate sobre a proposição de políticas públicas e sociais de modo a construir e destacar indicadores capazes de contribuir para a garantia de direitos sociais para população brasileira, e construir conhecimentos científicos que possam auxiliar a fortalecer espaços democráticos voltados à promoção dos direitos humanos e promoção da superação das desigualdades sociais.

O evento, também, pretende contribuir, para além da produção de conhecimento científico no campo da Psicologia Política, com o fortalecimento de redes de pesquisa no âmbito nacional e internacional, criando parcerias e interlocuções entre diferentes instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras.

Inscrições e Programação

As inscrições são gratuitas para sócias(os) da ABPP pelo seguinte link: https://www.even3.com.br/evento/login?evento=sbpsicologiapolitica&ReturnUrl=%2fparticipante%2fsessions%2f Aquelas e aqueles que ainda não são sócias(os) poderão, no período das inscrições, filiar-se para garantir a gratuidade da taxa de inscrição do evento em: https://www.even3.com.br/sbpsicologiapolitica/ .

O XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política contará com dois grandes debates, dois minicursos, uma conferência de abertura e 30 Grupos de Trabalho (GTs).

A ABPP

A Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) foi fundada em 2000 e tem como finalidades congregar grupos de pesquisa e demais pessoas que se interessam pelo desenvolvimento da Psicologia Política no Brasil e no exterior; garantir e desenvolver as relações entre pessoas dedicadas ao estudo, ensino, investigação e aplicação da Psicologia Política; propiciar a difusão e o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento do conhecimento e prática da Psicologia Política; promover o desenvolvimento interdisciplinar da Psicologia Política e sua aproximação com outras áreas do conhecimento que atuem em uma perspectiva social crítica; incentivar e apoiar institucionalmente o desenvolvimento de ações no campo social e comunitário; promover e apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa de caráter interdisciplinar no campo da Psicologia Política, bem como a criação de disciplinas de corte interdisciplinar em quaisquer cursos de graduação das ciências humanas e sociais.

 

Saiba mais:

 

XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política – Ofensivas anti-democráticas, colonialidade, experiências de subjetivação política e a crise da democracia no Brasil

Data: 18/08/21 a 21/08/21

Local: Virtual

Inscrições (neste primeiro momento apenas para associadas/os à ABPP): https://www.even3.com.br/evento/login?evento=sbpsicologiapolitica&ReturnUrl=%2fparticipante%2fsessions%2f