A diretoria do Conselho Federal de Psicologia (CFP), representada pelo vice-presidente Rogério Oliveira e o tesoureiro Sérgio Luis Braghini, visitou nos dias 13, 14, 15, 28 e 29 de março os Conselhos Regionais do Ceará (CRP-11), Piauí (CRP-21), Maranhão (CRP-22), Pernambuco (CRP-02) e Alagoas (CERP-15). O objetivo foi aproximar o CFP dos CRPs, especialmente os novos, conhecendo a realidade local no intuito de utilizar abordagens diferentes de articulação.
Oliveira alertou que as visitas iniciaram um processo de construção de um método de trabalho e relacionamento que preserve a autonomia dos Conselhos Regionais, de maneira a garantir a todos uma condição básica para o desenvolvimento de suas ações junto à categoria e à sociedade. “Neste ponto a atual gestão do CFP se apresenta como solidária tanto na construção das ações, quanto no enfrentamento das dificuldades”, enfatizou.
Já Braghini falou que as visitas deram prioridade aos CRPs que haviam sido criados desde Janeiro de 2013, mas que não estavam instalados de fato, pois apesar de terem sido eleitos pela categoria do Estado, sequer possuíam autonomia gerencial. “Estamos seguindo uma orientação republicana de, independentemente dos resultados eleitorais, dar condições aos CRPs de poderem colocar em prática a proposta que os levou a serem escolhidos pelos psicólogos (as) de sua região”, disse.
O tesoureiro do CFP disse, ainda, que os encontros inauguraram uma nova relação institucional, escutando os conselheiros nas suas demandas e peculiaridades regionais, orientando quanto aos procedimentos administrativos, e repactuando com alguns deles as dívidas contraídas por gestões anteriores.
Piauí
A presidente do CRP-21 Palônia Andrade ressaltou que o encontro foi importante para dar continuidade à implantação do novo regional. “Aprovamos um cronograma de intenções e, dentre as prioritárias está o planejamento do concurso público para provimento de cargos, treinamentos sobre tribunal ético e administração pública, e apreciação de proposta da nova sede”, disse.
Palônia Andrade falou, ainda, sobre a disposição da nova diretoria do CFP em concluir a implantação do plenário do CRP-21: “Nos deixou bastante auspiciosos diante desta nova realidade”.
Maranhão
A vice-presidente do CRP-22, Isalena Santos Carvalho, enfatizou que o encontro foi positivo para auxiliar no processo de efetivação e implantação do CRP. “Foi fundamental o estabelecimento de uma agenda de trabalho entre o CFP, o CRP11 e o CRP 22 para a definição do cronograma das ações e de suas respectivas datas de execução”, prevê.
Segundo Isalena Carvalho, as prioridades de ação do CRP-22 incluem o cadastro dos psicólogos escritos no estado, definição de cargos para atividades, treinamento sobre o funcionamento da Comissão de Orientação e Ética (COE), da Presidência e da Tesouraria.
Ceará
Já no dia 15, os diretores do CFP estiveram no CRP-11. O presidente do CRP-11 Elton Alves Gurgel acompanhou as visitas para tratar de acertos referentes ao processo de desmembramento dos novos CRPs. Na ocasião, houve o voto favorável às propostas construídas nos novos CRPs, antigas seções do Regional, com ajustes ao cronograma de ações do desmembramento.
“A disponibilidade para o diálogo por parte da direção do CFP abre uma excelente perspectiva de avanços no Sistema Conselhos de Psicologia, em meio aos grandes desafios que o momento político e social nos impõe”, estimou Gurgel.
Em nota divulgada no boletim eletrônico, o CRP-11 ressaltou que os conselheiros do CFP tiveram oportunidade de conhecer, entre outras questões, a parceria com Sindicato dos Psicólogos do Ceará (PSINDCE), as preocupações referentes às condições de trabalho dos psicólogos cearenses, e encaminhamentos em relação à audiência pública sobre este tema.
Alagoas
Em Alagoas, a reunião foi acompanhada pelo presidente do regional, Félix Vilanova, pela vice-presidente, Laeuza Farias, além de conselheiras (os) e assessores. Em nota publicada no site, o CRP-15 destacou o objetivo da visita. “O CFP veio prestar apoio e solidariedade na construção de novos projetos para a categoria no sentido de concretizar as propostas assumidas com a classe das (os) psicólogas (os)”.
As visitas da diretoria do CFP nos Conselhos Regionais seguem até 12 de abril. Os próximos encontros estão previstos para ocorrer Rio de Janeiro (CRP-05), e Manaus (CRP-20).