Notícias

05/04/2016 - 10:59

Ações marcam 15 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica

Entidades de luta antimanicomial se organizam para comemorar os avanços conquistados e marcar a data para que não se permitam mais retrocessos

Ações marcam 15 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica

Para celebrar os 15 anos da publicação da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira (Lei nº 10.216/2001) será lançada, nesta quarta (6), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. No mesmo dia, o Grupo de Articulação Política (GAP) da Ocupação Fora Valencius promove um encontro para resgatar a história dessa luta e da Reforma, com o objetivo de analisar o presente e anunciar novos desafios.

O encontro “A Luta Antimanicomial e os 15 anos da Lei nº 10.216/2001: história, avanços e desafios” acontecerá na Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB). A mesa de abertura contará com a presença do deputado Paulo Delgado (PT-MG) – autor do PL nº 3.657/1989, que originou a legislação em questão –, além de Paulo Amarante e Marta Elizabeth, militantes históricos da área. O encerramento será aberto ao debate para os gestores, trabalhadores, usuários, pesquisadores e estudantes e militantes da saúde.

Já o lançamento da Frente terá ato com a previsão da participação da deputada federal Érika Kokay (PT-DF); da ministra Nilma Lino, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; e dos representantes da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Milton Freire, e do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA), Iracema Polidoro.

“Apesar dos riscos iminentes que a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas corre – devido à recente e não reconhecida nomeação para a Coordenação da mesma – temos que frisar e comemorar os avanços já alcançados e marcar a data como modo de não permitir retrocessos”, explica o Grupo que convoca os eventos. “Para tanto, cabe-nos resgatar a história da luta antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica brasileira, analisar seu presente e anunciar novos desafios.”

O GAP da Ocupação Fora Valencius é formado por pelas entidades Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Conselho Regional de Serviço Social do Mato Grosso (Cress-MT), Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) e Gabinete André Ceciliano (PT-RJ), além da Renila.

Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira

Lei nº 10.216/2001 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Serviço:

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial
Câmara dos Deputados, Brasília (DF)
Subsolo – Auditório Freitas Nobre Anexo 4
11 horas
Mais informações: https://www.facebook.com/events/1018908818200356/?active_tab=highlights

Encontro “A Luta Antimanicomial e os 15 anos da Lei nº 10.216/2001: história, avanços e desafios”
Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília
Auditório 03
14h30
Mais informações e programação: https://www.facebook.com/events/1586889598293884/