Notícias

16/07/2018 - 17:12

Anpepp comemora 35 anos com 17º Simpósio

CFP esteve presente à abertura do Simpósio da Anpepp, entidade que fomenta e estimula a formação de profissionais para pesquisa e pós-graduação em Psicologia

Anpepp comemora 35 anos com 17º Simpósio

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp) completa 35 anos, celebrados em seu 17º Simpósio, de 15 a 18 de julho, em Brasília (DF). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) esteve presente à solenidade de abertura do Simpósio da Anpepp, na noite deste domingo (15), no Museu Nacional.

O presidente do CFP, Rogério Giannini, falou na mesa de abertura representando o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), e destacou a importância de celebrar os 35 anos da Anpepp, entidade que nasceu no bojo da redemocratização no Brasil. Para Giannini, a Anpepp esteve presente nas transformações da Psicologia brasileira ao longo desse período, consolidando a pesquisa e os programas de pós-graduação, e ajudando a construir novas referências para a prática profissional coerentes com a ética profissional e comprometida com a transformação social.

Giannini lembrou que o país vive um novo período de rupturas democráticas, que têm imposto uma política de austeridade com corte de direitos e de recursos em áreas estratégicas para uma nação soberana, como sua produção de conhecimento.

“Diante deste cenário, mais uma vez a Psicologia e suas entidades são chamadas à ação. A Psicologia, enquanto ciência que produz saberes e fazeres, deve se posicionar diante disso, na perspectiva do cuidado e da promoção dos direitos. Cabe-nos também, de maneira enfática, reconhecer, denunciar e combater a violência como método político, a linguagem de ódio e o fascismo”, afirmou.

Na mesma linha, a presidenta da Anpepp, Magda Diniz Bezerra Dimenstein, enfatizou em seu discurso a pertinência do tema deste 17º Simpósio no momento pelo qual passa o país: “Ciência, Cotidiano e Democracia: desafios para a produção do conhecimento e a pós-graduação em Psicologia”.

Além de Giannini, os conselheiros do CFP Pedro Paulo Bicalho, Celia Zenaide, Sandra Sposito e Regina Pedroza também prestigiaram a abertura. A vice-presidente da Fenapsi, Fernanda Magano, também esteve presente. O 17º Simpósio da Anpepp segue até o dia 18 e conselheiros do CFP participarão do evento em diversos Grupos de Trabalho.

Fundada em 1983 durante a XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Belém do Pará, a Anpepp tem por objetivo congregar programas de pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior para fomentar e estimular a formação de profissionais para pesquisa e pós-graduação em Psicologia.