Notícias

30/04/2022 - 17:40

APAF aprova prestação de contas de 2021 do Conselho Federal de Psicologia

Demonstração financeira foi validada por delegados do CFP e dos conselhos regionais

APAF aprova prestação de contas de 2021 do Conselho Federal de Psicologia

Por unanimidade, a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (APAF) aprovou a prestação de contas do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para o exercício 2021. A aprovação ocorreu na manhã de sexta-feira (29), primeiro dia de deliberações da assembleia.

De acordo com o Regimento Interno do CFP, a APAF deve aprovar a prestação de contas elaborada anualmente pelo Conselho Federal. Atualmente, a prestação de contas é publicada no Portal da Transparência do CFP (transparência.cfp.org.br) para posterior análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

A APAF é um dos principais instrumentos resolutivos no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia, em conjunto com o Congresso Nacional de Psicologia – que é a instância máxima de deliberação da profissão no Brasil. Realizada pelo menos duas vezes ao ano, a Assembleia do Sistema Conselhos é composta por delegadas(os) dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

“As edições da APAF representam muito objetivamente o lugar de propor estratégias para os desafios que se impõem ao nosso país diante de tantos cenários cada vez mais singulares e desafiadores”, pontua a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes.

A conselheira tesoureira do CFP, Norma Cosmo, destaca a importância da aprovação da prestação de contas da autarquia. “Muito importante essa aprovação da prestação de contas pelo conjunto de delegadas(os), visto que nela constam os grandes projetos para a categoria e para o Sistema Conselhos de Psicologia, tais como a nova CIP, o novo sistema cadastral (totalmente pela internet) e tantos outros”, afirma.

A primeira assembleia de 2022 da APAF está sendo realizada em Brasília, em formato híbrido. As deliberações tiveram início na sexta-feira (29) e continuam neste sábado (30). As atividades da APAF foram transmitidas ao vivo e em tempo real pelas redes sociais do CFP.