Notícias

17/12/2018 - 17:06

Apaf reconhece Avaliação Psicológica como especialidade em Psicologia

Reconhecimento é demanda antiga da categoria e a Avaliação Psicológica apresenta um conjunto de métodos, técnicas e procedimentos suficientes que a sustentam como uma especialidade

Apaf reconhece Avaliação Psicológica como especialidade em Psicologia

A Avaliação Psicológica foi reconhecida como especialidade em Psicologia neste domingo (16) pelo Sistema Conselhos de Psicologia durante a Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) em Brasília.

Segundo a conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Daniela Zanini, o reconhecimento da especialidade pelo Sistema Conselhos é uma demanda antiga das(os) psicólogas(os) e a Avaliação Psicológica apresenta um conjunto de métodos, técnicas e procedimentos suficientes que a sustentam como uma especialidade.

A Avaliação Psicológica é um processo complexo e exige de profissionais da Psicologia habilidades e conhecimentos para: identificar o construto a ser avaliado; selecionar a melhor forma de medi-lo, determinando quais os instrumentos mais adequados ao contexto específico que pretende avaliar; reunir as informações obtidas; e integrá-las de forma a contribuir para a compreensão do funcionamento do indivíduo e sua relação com a sociedade. “O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos, o SATEPSI, tem 15 anos e nesse tempo a avaliação psicológica cresceu muito e hoje no Brasil tem um reconhecimento significativamente maior”, afirma.

Esse reconhecimento se vê expresso nas diferentes áreas de atuação da(o) psicóloga(o). Um exemplo disso é que das 23 entidades que compõem o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB) 21 assinaram uma nota de apoio pela aprovação da especialidade em Psicologia, que foi lida durante a votação na Apaf.

Encaminhamentos

Após a aprovação da especialidade, os membros da Apaf decidiram por criar um Grupo de Trabalho para tratar a escrita da resolução que estabelecerá os critérios da especialidade de Avaliação Psicológica.