Notícias

14/12/2018 - 20:33

Aprovada resolução sobre a nova carteira profissional da Psicologia

A troca da carteira antiga pela nova não será obrigatória. Após resolução entrar em vigor, os Conselhos Regionais não poderão mais emitir as carteiras profissionais antigas

Aprovada resolução sobre a nova carteira profissional da Psicologia

Foi aprovada por unanimidade pela Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) do Sistema Conselhos de Psicologia, nesta sexta-feira (14), a minuta de resolução que define a nova da carteira de identidade profissional (CIP) da Psicologia e sua versão digital, a e-CIP.

Esta versão digital da CIP impressa possibilitará a identificação da(o) profissional, por intermédio de aplicativo específico e certificado de atributo e poderá ofertar outros serviços, como emissão de boletos, agendamento de serviços disponibilizados pelos Conselhos Regionais de Psicologia.

A nova resolução também prevê detalhes sobre como será feita a confecção das novas carteiras, desde o tipo de material até como será realizada a sua distribuição. Ou seja, a modernização não será apenas no documento, mas em todo o processo, já que serão usados novos sistemas e equipamentos que vão agilizar o processo de captura de dados, de confecção e de entrega.

A nova CIP será confeccionada em formato similar ao do cartão de crédito, em policarbonato, material mais resistente e que oferece mais recursos de segurança. Ela possuirá mais tecnologias, como a utilização de chip, que permite a inserção de certificado digital; QR Code; e também será proposta a carteira digital, similar a outros documentos, como o e-Título e e-CNH.

Vale lembrar que a atualização das carteiras profissionais deverá ocorrer de forma gradativa. Ou seja, não será necessário realizar um novo recadastramento e o documento antigo continuará valendo. Porém, após resolução entrar em vigor, os Conselhos Regionais não poderão mais emitir as carteiras profissionais antigas.