Notícias

30/09/2016 - 11:43

Artigo analisa impacto do trabalho em profissionais de Saúde Mental

Estudo foi realizado em município do Nordeste. Toda semana um novo texto da revista Psicologia: Ciência e Profissão é publicado

Artigo analisa impacto do trabalho em profissionais de Saúde Mental

Impacto do Trabalho em Profissionais de Serviços de Saúde Mental em um Município do Nordeste Brasileiro. Este é o artigo da edição 36.2 da revista Psicologia: Ciência e Profissão publicado nesta semana pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O periódico, cuja versão eletrônica se encontra na plataforma SciELO, tem toda semana um texto publicado no site do CFP e nas redes sociais. A autarquia intensifica a busca pelo conhecimento científico, a fim de expandir o alcance de conteúdos acadêmicos para a categoria e para a sociedade.

Os autores e a autora do artigo são: Angelo Giuseppe Roncalli (docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Glaudênia Alves Moura(mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN) e Luiz Roberto Augusto Noro (docente da UFRN).

Coleta

Segundo o resumo, o objetivo do estudo foi avaliar o impacto laboral sentido pelas (os) profissionais de saúde, em virtude do trabalho diário com pessoas que apresentam distúrbios psiquiátricos. A coleta de dados ocorreu por meio da Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental aplicada em 87 profissionais de Saúde Mental da cidade de Mossoró (RN).

Os resultados da pesquisa apontam baixo efeito de sobrecarga nos profissionais pesquisados. Das subescalas estudadas, a maior pontuação foi observada na que mede o impacto do trabalho no funcionamento da equipe. Os autores e a autora concluem que as relações interativas entre as (os) profissionais e as (os) usuárias (os) não são as causas de maior impacto no trabalho.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.