O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulga mais um artigo publicado na edição 36.2 da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, publicada na plataforma da SciELO. O texto desta semana é: Práticas Educativas Inovadoras na Formação do Psicólogo Escolar: uma Experiência com Aprendizagem Cooperativa. Intensificando ainda mais a política de ampliação do conhecimento científico, a fim de expandir o alcance de conteúdos acadêmicos para a categoria e para a sociedade, toda semana o Conselho publica um artigo do periódico em seu site e nas redes sociais.
Segundo o resumo do artigo, o estudo aborda o relato de uma experiência de estágio em Psicologia Escolar focalizada na implementação de uma abordagem de aprendizagem cooperativa com estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental. No manuscrito, “apresentam-se os fundamentos teóricos da aprendizagem cooperativa; descrevem-se a dinâmica do estágio, as percepções dos estagiários relativas aos desafios enfrentados na experiência de estimular a cooperação e discute-se que a aprendizagem cooperativa requer a adoção de um papel com ênfase na mediação e observação do funcionamento do grupo de alunos”.
O artigo é de autoria de Tânia Maria Santana de Rose (Docente da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP), Mariana Luciana Afonso (Mestre pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP), Ricardo Martinelli Bondioli (Graduado pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP), Endy-Ara Gouvea Gonçalves (Graduada pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP) e Bruno Cortegoso Prezensky (Graduado pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP).
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