Notícias

29/06/2022 - 17:27

Assembleia Legislativa de Goiás celebra os 60 anos da Psicologia

Sessão solene também homenageou a trajetória de 30 anos do Conselho Regional de Psicologia de Goiás

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na noite desta terça-feira (28), um Ato Solene para celebrar os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil e os 30 anos de criação do Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP-09).

O evento foi realizado por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e do deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil), a partir de proposta do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Conselho Regional goiano.

A solenidade reuniu parlamentares, autoridades e profissionais da categoria, com entrega de 60 certificados de reconhecimento a psicólogas e psicólogos que se destacam no exercício da profissão em Goiás.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, destacou a importância de celebrar a trajetória da Psicologia, como ciência e profissão, em seis décadas no país.

“É uma alegria estar aqui em Goiás para celebrarmos este marco tão importante. Comemorar esta data é reconhecer que, ao longo destes 60 anos, a Psicologia foi se transformando e se modificando, e está cada vez mais inserida na sociedade brasileira. A Psicologia está constantemente produzindo reflexões e mudanças importantes e significativas para o nosso país”, pontuou.

Propositora do evento, a deputada Delegada Adriana Accorsi se disse honrada em participar das celebrações ao sexagenário da regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil, e se referiu ao evento como essencial em um momento difícil para o país.

“É importante celebrar essa conquista neste momento que vivemos no Brasil, momento de guerra à ciência, ao conhecimento, à educação”, enfatizou a parlamentar, mencionando também o impacto que tem a atuação de psicólogas e psicólogos nas mais diversas áreas da sociedade.

A presidente do Conselho Regional de Psicologia de Goiás, Christine Ramos Rocha, reconheceu os esforços de diversas(os) profissionais de renome que promoveram lutas importantes em prol do fortalecimento da Psicologia. “Esta é também uma oportunidade para reconhecermos o quanto a Psicologia tem contribuído e o quanto ainda tem a avançar na luta pelos direitos humanos e no reconhecimento da categoria profissional”, ressaltou.

“Nós, psicólogas e psicólogos, desempenhamos um papel de grande importância na sociedade. Minhas vertentes de atuação sempre foram o movimento social e as políticas públicas. Embora a Psicologia, enquanto profissão, tenha o compromisso firmado em defesa dos direitos humanos, infelizmente este nem sempre é um compromisso individual de todas(os) as(os) profissionais. Precisamos ter esta discussão, porque nossa prática não pode ser desassociada da conjuntura social em que vivemos. Precisamos entender de que forma os impactos do racismo e da pobreza se manifestam na vida das pessoas. Nós, profissionais, precisamos saber entender e interpretar o que existe para além dos dados e estatísticas. São subjetividades, são vidas”, definiu a psicóloga Cecília Maria Vieira, representante das profissionais negras do Estado de Goiás.

Durante o ato, foi exibido um vídeo institucional produzido pelo Conselho Federal de Psicologia que retrata a trajetória da profissão em seus compromissos com uma atuação pautada pela ética e a promoção da dignidade.

Apresentação cultural
A cerimônia também teve apresentações culturais. A atriz Ozinete Soledade, de 87 anos e integrante da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, recitou as poesias “Todas as vidas”, de Cora Coralina, e “Essa Sou Eu”, de autoria desconhecida. As obras enaltecem o empoderamento feminino.

Celebrações aos 60 anos da Psicologia
Além de Goiás, sessões solenes já foram promovidas pela Câmara dos Deputados em Brasília, e pelas Assembleias Legislativas dos Estados do Rio de Janeiro, Pará e São Paulo, além da Câmara Municipal de São Paulo. Ao longo de 2022 está prevista a realização de uma série de atos solenes e eventos legislativos em celebração aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do CFP.

Com informações do gabinete da deputada Delegada Adriana Accorsi e do CRP-09