Notícias

07/07/2022 - 17:16

Assembleia Legislativa de Santa Catarina celebra os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil com ato solene

Conselho Federal de Psicologia e CRP-12 recebem condecorações do parlamento catarinense

Assembleia Legislativa de Santa Catarina celebra os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil com ato solene

Os 60 anos da regulamentação da Psicologia no país foram celebrados em ato solene pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia ocorreu na noite da quarta-feira (6) na sede do parlamento catarinense, em Florianópolis, com condecorações ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), ao Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) e a mais 23 entidades que atuam pelo desenvolvimento da profissão de psicóloga(o) no estado e no Brasil.

A solenidade foi realizada a partir de indicação da deputada estadual Luciane Carminatti (PT) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi representado pela presidente Ana Sandra Fernandes, e pelas conselheiras Losiley Alves Pinheiro e Marina de Pol Poniwas.

A presidente do CFP destacou a atuação das(os) profissionais da Psicologia na luta antimanicomial, no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e nas diversas áreas da educação, do esporte, do trânsito, da Justiça, da organização do trabalho, dentre outras. “A Psicologia faz parte da vida de milhões de brasileiros e por isso nosso compromisso com a diversidade, a pluralidade e com as diferenças e os diferentes é um valor do qual não abrimos mão”, destacou.

Ana Sandra Fernandes também pontuou que a Psicologia é uma profissão do presente e do futuro. “A cada ano se formam cerca de 30 mil novas psicólogas e psicólogos no Brasil, o que revela o potencial que temos pela frente para a construção de um projeto ético-político para a profissão”, apontou.

A deputada Luciane Carminatti contou que “sempre teve uma queda pela Psicologia” e que gostaria de ter sido psicóloga. “Uma profissão que traz dignidade, do ponto de vista individual e coletivo, nas políticas privadas, nas políticas públicas, na clínica, na escola e em diferentes segmentos”, afirmou.

A conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) Sandra Regina da Silva Coimbra fez uma reflexão sobre para onde caminha a Psicologia para os próximos 60 anos. Conforme defendeu, o sucesso da profissão no futuro depende de cada um dos psicólogos, levando-se em conta a importância do respeito às diversidades. “É a busca por uma Psicologia que possa cada vez mais possibilitar aos seres humanos o acesso a seus direitos, a uma vida de qualidade”.

A presidente da Federação Nacional dos Psicólogos, Vânia Maria Machado, explicou que a regulamentação da profissão, em 1962, também implicou na constituição dos conselhos, que têm a função de “orientar e fiscalizar os profissionais de Psicologia, cumprindo, dessa forma, o papel de proteger a sociedade do exercício ilegal, irregular, inadequado e antiético”.

Atos solenes
Para marcar os 60 anos da regulamentação da Psicologia como profissão e ciência no Brasil, o CFP está incentivando a organização de atividades nas casas legislativas brasileiras para realçar as contribuições à sociedade e seus desdobramentos históricos nas últimas seis décadas.

No próximo dia 15 de julho, sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai realizar uma Sessão Solene em celebração aos 60 anos da Psicologia no país. A cerimônia acontece na sede do Parlamento, em Natal, a partir das 9h. O CFP irá transmitir a sessão na íntegra e ao vivo em conjunto com a TV Assembleia RN.

Histórico
A Psicologia chegou ao país no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, sendo 16 mil registradas(os) somente em Santa Catarina, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.

O Ato Solene foi transmitido ao vivo pelo CFP e pode ser revisto nos canais oficiais no YouTube, Facebook, Twitter e Instagram.

Com informações da Assembleia de Santa Catarina e do CRP-12