Notícias

07/07/2022 - 17:16

Assembleia Legislativa de Santa Catarina celebra os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil com ato solene

Conselho Federal de Psicologia e CRP-12 recebem condecorações do parlamento catarinense

Os 60 anos da regulamentação da Psicologia no país foram celebrados em ato solene pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A cerimônia ocorreu na noite da quarta-feira (6) na sede do parlamento catarinense, em Florianópolis, com condecorações ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), ao Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) e a mais 23 entidades que atuam pelo desenvolvimento da profissão de psicóloga(o) no estado e no Brasil.

A solenidade foi realizada a partir de indicação da deputada estadual Luciane Carminatti (PT) e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) foi representado pela presidente Ana Sandra Fernandes, e pelas conselheiras Losiley Alves Pinheiro e Marina de Pol Poniwas.

A presidente do CFP destacou a atuação das(os) profissionais da Psicologia na luta antimanicomial, no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e nas diversas áreas da educação, do esporte, do trânsito, da Justiça, da organização do trabalho, dentre outras. “A Psicologia faz parte da vida de milhões de brasileiros e por isso nosso compromisso com a diversidade, a pluralidade e com as diferenças e os diferentes é um valor do qual não abrimos mão”, destacou.

Ana Sandra Fernandes também pontuou que a Psicologia é uma profissão do presente e do futuro. “A cada ano se formam cerca de 30 mil novas psicólogas e psicólogos no Brasil, o que revela o potencial que temos pela frente para a construção de um projeto ético-político para a profissão”, apontou.

A deputada Luciane Carminatti contou que “sempre teve uma queda pela Psicologia” e que gostaria de ter sido psicóloga. “Uma profissão que traz dignidade, do ponto de vista individual e coletivo, nas políticas privadas, nas políticas públicas, na clínica, na escola e em diferentes segmentos”, afirmou.

A conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) Sandra Regina da Silva Coimbra fez uma reflexão sobre para onde caminha a Psicologia para os próximos 60 anos. Conforme defendeu, o sucesso da profissão no futuro depende de cada um dos psicólogos, levando-se em conta a importância do respeito às diversidades. “É a busca por uma Psicologia que possa cada vez mais possibilitar aos seres humanos o acesso a seus direitos, a uma vida de qualidade”.

A presidente da Federação Nacional dos Psicólogos, Vânia Maria Machado, explicou que a regulamentação da profissão, em 1962, também implicou na constituição dos conselhos, que têm a função de “orientar e fiscalizar os profissionais de Psicologia, cumprindo, dessa forma, o papel de proteger a sociedade do exercício ilegal, irregular, inadequado e antiético”.

Atos solenes
Para marcar os 60 anos da regulamentação da Psicologia como profissão e ciência no Brasil, o CFP está incentivando a organização de atividades nas casas legislativas brasileiras para realçar as contribuições à sociedade e seus desdobramentos históricos nas últimas seis décadas.

No próximo dia 15 de julho, sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai realizar uma Sessão Solene em celebração aos 60 anos da Psicologia no país. A cerimônia acontece na sede do Parlamento, em Natal, a partir das 9h. O CFP irá transmitir a sessão na íntegra e ao vivo em conjunto com a TV Assembleia RN.

Histórico
A Psicologia chegou ao país no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Atualmente, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, sendo 16 mil registradas(os) somente em Santa Catarina, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.

O Ato Solene foi transmitido ao vivo pelo CFP e pode ser revisto nos canais oficiais no YouTube, Facebook, Twitter e Instagram.

Com informações da Assembleia de Santa Catarina e do CRP-12