Notícias

29/08/2022 - 15:10

Assembleia Legislativa do Ceará homenageia 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

Profissão foi regulamentada em 27 de agosto de 1962. As celebrações acontecem em diversos estados do país.

Assembleia Legislativa do Ceará homenageia 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

Em mais um momento de reconhecimento da importância da Psicologia como profissão no Brasil, foi a vez de psicólogas e psicólogos do Ceará acompanharem a sessão solene alusiva aos 60 anos da regulamentação dessa ciência e profissão. A homenagem aconteceu na sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em Fortaleza.     

A presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes, foi homenageada na solenidade e apontou que as mulheres representam cerca de 85% do total de profissionais inscritas nos Conselhos Regionais de Psicologia. Ana Sandra também destacou mulheres influentes da história do Ceará, entre elas, Maria da Penha, principal nome da luta contra a violência doméstica no Brasil.    

Nágela Evangelista, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Ceará (CRP-11), assinalou que a profissão surgiu em uma época marcada pela violação de direitos e ataques à democracia. Ela ressaltou ainda a impossibilidade de dissociar a atuação profissional de uma atuação política, uma vez que a profissão deve contribuir para a eliminação de quaisquer formas de discriminação, exploração e violência.

O deputado estadual proponente da sessão, Renato Roseno (PSOL), falou que o cuidado na Psicologia encontra-se nos sistemas SUS e SUAS, no sistema educacional, no sistema de privação de liberdade e na psicologia organizacional, entre outros campos.  

Já o coordenador-geral do Sindicato das(os) Psicólogas(os) do Ceará (Psindce), Jheymison de Lima Silva, reiterou a importância de uma Psicologia politizada e atuante no combate a todas as formas de discriminação. 

Além da presidente do CFP, o evento homenageou também a psicóloga e governadora do estado do Ceará, Izolda Cela; as psicólogas Nágela Evangelista (presidente do CRP-CE), Wedja Josefa Granja da Costa, Teresa Cristina Monteiro de Holanda, Alana Mabda Leite Gomes, Rosa Maria Prudêncio, Ângela de Alencar Araripe Pinheiro; e o psicólogo Anderson Moraes Pires.  

Regulamentação da profissão

A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX. No entanto, foi regulamentada como profissão a partir da publicação da Lei nº 4.119, em 27 de agosto de 1962, pelo presidente João Goulart. Em 1971, por meio da Lei nº 5.766, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia – que constituem o Sistema Conselhos de Psicologia.

Celebrações pelo Brasil

Ao longo de todo este ano têm sido realizadas por casas legislativas nas cinco regiões do país sessões solenes para celebrar o sexagenário da Psicologia. As reuniões nas Assembleias e Câmaras Municipais realçam as contribuições da Psicologia à sociedade e seus desdobramentos históricos nas últimas seis décadas. 

Com Informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará