Já está no ar o 4º e último módulo do curso “A Perspectiva dos Direitos Humanos na ética do trabalho do (a) psicólogo (a)”, que buscou fazer uma atualização do debate sobre Direitos Humanos, a partir do acúmulo e das diretrizes do sistema das Nações Unidas (ONU).
Neste módulo, a professora Vera Paiva do departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) faz uma síntese das aulas anteriores, destacando os conceitos e técnicas mais importantes. Do ponto de vista teórico, a professora ressaltou o princípio fundamental da concepção multiculturalista dos Direitos Humanos: “se todos somos iguais em dignidade, liberdade e autonomia a gente deverá, como princípio de ação, defender a igualdade sempre que a diferença gerar inferioridade, e defender a diferença sempre que a igualdade implicar descaracterização”.
Já o saber técnico é definido pela psicóloga como o saber operacional, de caráter normativo, prescritivo e metodológico. “São os meios necessários e os tipos de operações necessárias para atingir os objetivos. É o modo de fazer e ele não é neutro, tem como princípio garantir a igualdade, a dignidade e a autonomia das pessoas sujeitas de direitos”, explicou.
De acordo com a professora, este “modo de fazer” e princípios devem ser um eixo da formação disciplinar da (o) psicóloga (o), o que não vem acontecendo. “Infelizmente, a gente tem pouca formação como psicóloga (o) no campo dos direitos humanos e esse curso é uma tentativa de contribuir nessa direção”, afirmou.
Lançado em agosto de 2015, o OrientaPsi é uma plataforma interativa de debates, integração e aperfeiçoamento profissional e acadêmico do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Para acessar os cursos, basta estar inscrito no Sistema Conselhos de Psicologia. Acesse gratuitamente e se cadastre usando o seu CRP.