Notícias

24/11/2011 - 9:25

Atingidos por desastres colocam milhares de cruzes na Esplanada dos Ministérios

Para lembrar a situação dos atingidos por desastres nos últimos anos no Brasil, aproximadamente 5 mil cruzes foram colocadas na Esplanada dos Ministérios.

O objetivo é chamar atenção para a grave situação dos afetados por desastres no país, que mantém a condição de vulnerabilidade por conta de incipientes políticas que não dão conta da prevenção e da agilidade no processo de reconstrução.

O conjunto de cruzes simboliza as milhares mortes ocorridas a cada ano em decorrência dos desastres. O ato pretende sensibilizar gestores e opinião pública para esse sofrimento.

A bandeira do Brasil foi suspensa por um guindaste de 15 metros. Nela, constam os números de afetados por desastres em todos os estados brasileiros no ano de 2010.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apoia o ato, que terá lideranças de comunidades afetadas de todas as regiões brasileiras. O objetivo é colocar em evidência a necessidade de diversas políticas públicas articuladas para o enfrentamento do sofrimento humano em situações de emergências e desastres. Possivelmente muitas mortes seriam evitadas se os dispositivos de proteção civil estivessem articulados e a serviço da sociedade brasileira.