Notícias

06/10/2020 - 14:32

Atuação da Psicologia com pessoas em situação de rua será tema da próxima live do CFP

Transmissão ao vivo está marcada para o dia 20 de outubro, a partir das 16h. Diálogo poderá ser acompanhado pelas redes sociais do CFP

Atuação da Psicologia com pessoas em situação de rua será tema da próxima live do CFP

A próxima live promovida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) já tem data marcada. Será no dia 20 de outubro e pretende dialogar sobre pobreza e exclusão social, destacando a importância da atuação da Psicologia com pessoas em situação de rua.

De acordo com informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população em situação de rua cresceu 140% a partir de 2012, chegando a quase 222 mil brasileiras(os) em março de 2020. Entre as pessoas sem moradia estão desempregadas(os) e trabalhadoras(es) informais, como guardadoras(es) de carros e vendedoras(es) ambulantes. A crise econômica acentuada pela pandemia da Covid-19, alerta o Ipea, pode contribuir para que este número aumente. 

O diálogo – proposto pela Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH/CFP) – objetiva discutir questões como os riscos aos quais as pessoas em situação de rua estão expostas, bem como os desafios para que sejam incluídas nas políticas públicas visando o enfrentamento às suas vulnerabilidades. A atividade irá problematizar ainda o papel da Psicologia diante desse cenário, pontuando possibilidades de atuação junto a essas pessoas.

Serviço

Live “Pobreza e exclusão social: atuação da Psicologia com pessoas em situação de rua”
Data: 20 de outubro
Horário: 16h
Transmissão ao vivo pelos canais do CFP no Youtube e Facebook.