Notícias

08/10/2021 - 17:23

Atuação da Psicologia em Emergências e Desastres na América Latina será tema de live nesta quarta-feira (13)

Na ocasião, o CFP lançará a Referência Técnica do CFP sobre Emergências e Desastres

Fonte: GCom

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza, na próxima quarta-feira (13), às 15h, a live “Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências e Desastres na América Latina: Situação Atual e Perspectivas Futuras”, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do CFP.

O objetivo do evento é promover o tema de Emergências e Desastres dentro de uma perspectiva latinoamericana. Para isso, participam da live as integrantes do Grupo de Trabalho sobre Emergências e Desastres do CFP: Conceição Pereira, a Concita, da Comissão de política Pública -CRP-PE;  Ionara Rabelo, do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias da Fiocruz; e Débora Noal, também do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Pandemias da Fiocruz. 

A live também tem como convidada a representante da Equipe Regional de Resposta a Emergências de Saúde da OPAS/OMS (Organização Pan-americana de Saúde, ligada à OMS), Silvia Bentolila, que falará sobre experiências envolvendo a atuação da Psicologia na gestão de riscos e desastres no contexto da América Latina. A abertura será feita pela presidente do Conselho Federal, Ana Sandra Fernandes.

Na oportunidade o CFP lançará por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Política Pública (CREPOP), as Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres. As Referências propõem uma reflexão crítica e histórica sobre a inserção da Psicologia no campo das emergências e desastres, ampliando as possibilidades da atuação de psicólogas e psicólogos no gerenciamento de riscos e vulnerabilidades.

A Psicologia vem buscando espaços para contribuir nas políticas públicas de defesa civil, como assistência social, saúde, habitação e outras, ao mesmo tempo que alinha suas referências com a agenda mundial da Redução de Riscos de Desastres nas ações humanitárias, construindo referências de atuação em emergências e desastres calcadas na experiência prática e no acúmulo teórico sobre o tema.

Durante a transmissão, será lançado também o vídeo “Processo Histórico: Cuidado Psicossocial e Saúde Mental em Desastres”, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apresentação da diretora da Fiocruz em Brasília, Fabiana Damásio.

Psicologia nas Emergências e Desastres

Desde 2005, o Conselho Federal de Psicologia vem atuando na temática da Psicologia e Desastres. Em 2018, foi formado um grupo de trabalho com o propósito de articular as ações da autarquia sobre riscos e desastres, ampliando as discussões sobre o tema e promovendo a participação dos Conselhos Regionais de Psicologia, categoria e sociedade civil. No mesmo ano, também foi iniciada a elaboração de Referência Técnica sobre atuação da Psicologia em Emergências e Desastres.