Notícias

16/05/2011 - 11:34

Auditório lotado para discutir Psicologia e Políticas Públicas

 

Cerca de mil pessoas acompanharam os debates do VI Seminário Nacional Psicologia e Políticas Públicas que teve como tema democracia e promoção de direitos. Estudantes e profissionais da área lotaram o auditório do Centro de Convenções de Salvador (BA), nesta quarta-feira, 11 de maio de 2011, para ouvir falas que analisaram a conjuntura social brasileira, uma agenda estratégica para a Psicologia, ou seja, um novo trajeto para a profissão no Brasil, além da provocação para pensar como os profissionais da área podem atuar articulados às necessidades da sociedade brasileira.
Os debates apontaram a necessidade de uma construção coletiva, que contemple a diversidade de pensamento tanto da Psicologia quanto da sociedade e seja voltado para o compromisso social que a profissão se propôs nos últimos anos.
O Seminário antecedeu o VII Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi), que entre os dias 11 e 14 de maio realizou diversas atividades para debater a profissão. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou do Conpsi realizando mesas de debate que discutiram Políticas de gênero e de relações étnico-raciais: implicações para a atuação das(os) psicólogas(os); Novas perspectivas para a Avaliação Psicológica Brasileira; Psicologia emergências e desastres: compromisso com a promoção de direitos; Reflexões sobre as instituições penais e atuação técnica no sistema prisional: o exame criminológico em debate; Políticas de álcool e drogas; Psicologia e diversidade sexual: desafios para uma sociedade de direitos; e Comunicação e controle social.