Notícias

16/09/2021 - 12:34

Avaliação Psicológica com pacientes em final de vida será tema de debate nas redes do CFP

Live ocorrerá em 22 de setembro e faz parte da série da CCAP "Você sabia que a Avaliação Psicológica faz parte da sua vida?"

Avaliação Psicológica com pacientes em final de vida será tema de debate nas redes do CFP

Para orientar a categoria e sensibilizar a população sobre o papel da Avaliação Psicológica na vida das pessoas, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, no dia 22 de setembro, às 15h, mais uma live da série “Você sabia que a Avaliação Psicológica faz parte da sua vida?”, idealizada pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP.

Desta vez, o tema será “Avaliação Psicológica no Contexto de Saúde: Pacientes em final de vida e suicídio”. A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, fará a abertura do debate on-line, que será mediado pela integrante da CCAP, a psicóloga Ana Paula Noronha. Participam do evento a psicóloga Marina Noronha Ferraz de Arruda Colli e a professora Dra. Alessandra Silva Xavier.

Este é o quarto debate da série promovida pela CCAP. Até o momento foram debatidos os contextos de Trânsito e Trabalho, Clínico e de Justiça, e Neuropsicologia. Os próximos encontros abordarão temas como Segurança Pública, Cirurgia Bariátrica, Concurso Público e Escolar.

O CFP atua sobre o tema da Avaliação Psicológica por meio de sua Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP). Os membros da comissão possuem mandato de três anos e têm por missão discutir e propor diretrizes, normas e resoluções sobre avaliação psicológica, além de conduzir o processo de avaliação dos testes psicológicos por meio do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi).

 Conheça os currículos das(os) participantes(os) 

Ana Paula Noronha (CRP 36519/06)

Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade 1A do CNPq. Membro da CCAP.

Marina Noronha Ferraz de Arruda Colli (CRP 98524/06).
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), mestrado e doutorado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). É especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia, com pós-graduação lato sensu em Oncologia e Psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP).

Alessandra Silva Xavier (CRP 11/1132)

Graduada em Psicologia -UFC. Mestrado em Educação – UFC. Doutorado em Psicologia Clínica- Universidade Santiago de Compostela – Espanha Especialização em Psicoterapia Psicanalítica; Professora fundadora curso psicologia da UECE
Coordenadora do Nusca; Membro Núcleo Cearense de Estudos sobre a Infância e Adolescência -NUCEPEC-UFC; Membro Associação Americana de Psicologia – APA; Membro da Unidade de Transtornos Depressivos – Universidade Santiago de Compostela. Integrante da Comissão Permanente Intersetorial de Políticas Públicas de Prevenção ao Suicídio do Estado do Ceará; Membro do Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Estado do Ceará. Autora de livros e artigos sobre desenvolvimento humano, psicanálise, psicoterapia e suicídio.

https://www.youtube.com/watch?v=_ICqWEAxmE4