Notícias

02/08/2016 - 17:58

Avaliação psicológica é tema de reunião com Associação Brasileira de Psicologia Jurídica

O coordenador da comissão do CFP sobre o tema, João Alchieri, discutiu com a ABPJ a revisão de normas para a elaboração de documentos

A necessidade de revisão da Resolução 007/2003 foi tema de reunião técnica do coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) com o presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ), Altiere Ponciano, em Belém.

A Resolução institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos por psicóloga (o) no campo da avaliação psicológica. Além de princípios norteadores, o texto delimita modalidades; conceito, finalidade e estrutura; e condições para a guarda.

“A conversa foi no sentido de contemplar as exigências atuais em distintos âmbitos da Psicologia Jurídica e da avaliação psicológica como o uso de instrumentos e informes psicológicos”, explica Alchieri. “Verificou-se a possibilidade de gestar a participação de interessados junto ao atual grupo de trabalho sobre o assunto. Tratamos de pontos como necessidade de certificação e da formação continuada em Psicologia, especificamente na Jurídica, e a necessidade que o CFP como instância maior no Brasil possa ampliar discussões a este respeito.”

A reunião na capital paraense foi realizada nos dias 28 e 29.

Eventos

Foi abordada, ainda, a participação do CFP em eventos como o 1º Congresso Internacional do Nordeste de Psicologia Jurídica e Direito Penal, de 17 a 19 de novembro, em Salvador; e o 2º Congresso Internacional de Psicologia Jurídica, em Belém, em abril de 2017.