Um total de quase 100 artigos publicados ao longo de 2022, entre os quais, uma produção especial sobre os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, além de 225 artigos disponibilizados na plataforma SciELO na modalidade fluxo contínuo.
Este é o balanço da revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP), periódico científico editado há mais de 40 anos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Entre as produções especiais esteve os dossiês Avaliação Psicológica, da COVID-19 e 40 anos da revista PCP. O periódico também publicou números temáticos (Formação e Trabalho; Família e Desenvolvimento e Contextos Institucionais), além da edição especial dos 60 anos da Psicologia.
Segundo a conselheira do CFP e editora da revista, Neuza Guareschi, o balanço deste triênio é bastante positivo. “O que podemos avaliar é que, apesar da pandemia de Covid-19, a produção continuou com um fluxo muito grande de artigos, tanto de submissões quanto de publicações”, celebrou.
Neuza Guareschi destaca que a perspectiva para 2023 é de que a Revista PCP consiga dar prosseguimento na divulgação do conhecimento para toda a categoria profissional, principalmente quanto a temas e questões da Psicologia na perspectiva contemporânea.
“A Psicologia avançou bastante nesses 60 anos, como pudemos mostrar no número especial. São questões que estão sendo trazidas numa perspectiva de diversidade, pluralidade. Entram debates sobre povos tradicionais, populações indígenas, questões LGBTI+, pautas relacionadas a questões raciais e uma série de outros assuntos importantes deste momento que estamos vivendo. A PCP tem uma proposta de aprofundar essas importantes discussões”, explica a editora do periódico.
Saiba mais:
Leia os artigos de 2022 publicados pela revista PCP
Leia a edição especial da PCP sobre os 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil
Saiba como publicar na revista PCP
Leia toda a produção da PCP desde 1979
A PCP em 2022
Além de 15 artigos para a edição especial dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil, a PCP publicou 80 artigos dos mais diversos temas como: Relações Raciais, Psicologia Política, Relatos de Experiência, Psicologia na Assistência Social, Psicologia Clínica, Avaliação Psicológica, dentre outros.
Neuza Guareschi destaca a produtividade do periódico ao longo do ano: 618 artigos já foram enviados, e destes,14 já foram aprovados para publicação. Para a edição especial dos 60 anos da Psicologia, foram enviados para submissão 80 textos.
Sobre a PCP
Editada desde 1979 pelo Conselho Federal de Psicologia, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. O periódico reúne artigos originais referentes à atuação profissional da(o) psicóloga(o), à pesquisa, ao ensino ou à reflexão crítica sobre a produção de conhecimento na área da Psicologia. Sua principal missão é contribuir para a formação profissional da(o) psicóloga(o) brasileira(o), bem como socializar o conhecimento psicológico produzido por aqueles que pesquisam e/ou atuam na área.
Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; Psicodoc e Google Scholar.