Notícias

18/12/2020 - 9:46

Balanço de ações da Revista PCP em 2020

Com alta produção, o periódico do CFP contou com um total de 63 artigos e mais 13 textos para os dossiês sobre os 40 Anos da PCP e sobre a Covid-19

Balanço de ações da Revista PCP em 2020

2020 foi um ano atípico por todo o contexto da pandemia da Covid-19 para todo planeta. E para a Psicologia não foi diferente, bem como para a Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP). Apesar de todas as dificuldades e adaptações que a pandemia trouxe para o modo de vida e do trabalho, o ainda ano vigente foi de muita produção para o periódico.

Este ano, dando prosseguimento às mudanças implantadas em 2019 com a publicação dos artigos regulares em fluxo contínuo e sem volumes regulares, a PCP publicou um total de 63 artigos (60 artigos mais três relatos de experiência), cinco artigos para o Dossiê 40 anos da PCP, celebrado também em 2019 e mais oito textos sobre experiências profissionais da Psicologia no Dossiê Covid-19. O que perfaz um total de 76 textos produzidos em 2020.

Revista PCP em 2020

A conselheira Neuza Guareschi, editora da PCP, explica que mesmo 2020 sendo com o contexto da pandemia, esse talvez tenha sido um dos anos mais produtivos em 41 anos de história da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, destacando o volume de trabalho e projetos realizados. “A Psicologia, talvez, tenha sido uma das profissões mais demandadas pelas dificuldades que esse contexto nos trouxe. Junto com esse contexto, veio também as dificuldades e muitos sofrimentos. Paradoxalmente, foi um momento que nos exigiu criar, produzir e experimentar outros modos de trabalhar, de viver em família, de nos relacionarmos com colegas e amigos”.

Neuza aborda ainda que, para 2021, vários projetos serão executados. O primeiro, ainda no início do próximo ano, é a publicação da Edição Especial Relações Raciais. Além desse fascículo especial, mais três números temáticos serão publicados ano que vem: Família e desenvolvimento; Formação e Trabalho; Contextos Institucionais, citando ainda que, em 2022 serão celebrados os 60 anos da Psicologia no Brasil. “E então já estamos pensando em um projeto especial. O grande objetivo para 2021 é manter uma alta produção nos artigos do fluxo contínuo, como aconteceu esse ano”, conclui.

Em 2012, a PCP lançou uma edição especial sobre os 50 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil. Confira aqui.

Excelência

Editada desde 1979, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão é uma publicação científica de excelência internacional, classificada com a nota A2 no sistema Qualis de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Atualmente, a revista está indexada nas bases da SciELO; Lilacs (Bireme); Clase; Latinex; PsycINFO; Redalyc; Psicodoc e Google Scholar.

Saiba mais:

Leia os artigos do fluxo contínuo de 2020 Parte I

Leia os artigos do fluxo contínuo Parte II e Dossiês PCP 40 anos e Covid-19

Saiba mais como submeter um artigo para o periódico.