Notícias

09/03/2020 - 13:07

Balanço de ações da Revista Psicologia: Ciência e Profissão

Conselheira do CFP, Neuza Guareschi é editora-chefe do periódico desde o último triênio. A professora da UFRGS segue no cargo e fala das expectativas

Balanço de ações da Revista Psicologia: Ciência e Profissão

Fluxo contínuo, série de edições especiais temáticas, dossiês específicos. Essas e outras mudanças foram implementadas na Revista Psicologia: Ciência e Profissão (PCP), de 2017 a 2019, durante a última gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Na primeira reunião da nova plenária do CFP, em janeiro deste ano, foi apresentado um balanço das ações no periódico.

Neuza Guareschi, atual conselheira do CFP e editora chefe da PCP no plenário passado, apresentou os dados. Em 2017, foram publicados um total de 76 artigos. Além destes, foi publicada a edição especial “Psicologia e Democracia” com 19 artigos, perfazendo um total de 95 manuscritos.

Em 2018, foram publicados 59 artigos regulares. Além destes, duas edições especiais temáticas foram lançadas no referido ano: 15 anos do Satepsi e Sistema Prisional e Segurança Pública.

A grande novidade em 2019 foi o fim das edições regulares impressas, sendo estas publicadas exclusivamente na plataforma SciELO, gerando economia de recursos. No referido ano, 63 artigos regulares foram publicados e mais duas edições especiais foram lançadas: “Psicologia, Povos e Comunidades Tradicionais” e “Psicologia, Territorialidades e Violências”.

Balanço da Revista Psicologia: Ciência e Profissão 

A conselheira Neuza Guareschi, que segue como editora-chefe do periódico na atual gestão, aponta que o balanço da PCP no último triênio é positivo. Segundo ela, o trabalho integrado da equipe foi importante para conquistas como a discussão da acessibilidade na produção de conteúdo, destacando Diálogo Digital sobre a acessibilidade, bem como a inclusão de dossiê sobre o tema em cinco artigos na edição 38.3 da PCP. 

Neuza enumerou outros dois avanços na gestão do periódico, como a adoção do fluxo contínuo, abolindo, desta forma, as edições impressas dos números regulares, mantendo-os apenas para os especiais. “O Fluxo contínuo dá uma agilidade maior para a revista. Assim que os artigos estiverem prontos, eles podem ser publicados, por lotes, grupos. Isso dá uma periodicidade de tal forma que, por exemplo, os autores já sabem que não terão números atrasados”, reforça.

O ponto seguinte é a publicação de edições especiais. De 2017 a 2019 foram publicadas cinco edições especiais e mais duas estão programadas para serem lançadas ainda este ano: “O Lugar da Psicologia frente as Orientações Sexuais e Identidades de Gênero (LGBTI)” e “Psicologia e Relações Raciais”.

A conselheira destaca que as edições temáticas são definidas pelo Plenário do CFP, a partir das demandas e de acordo com as grandes ações que são agrupadas e reunidas pelas(os) conselheiras(os), assim como segundo as deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP). “Todos esses números ainda tiveram uma questão importante dentro destas temáticas que seriam pautar as práticas psicológicas a partir destes campos, destes temas, destas populações, no sentido de como essas práticas psicológicas estão trabalhando, se inserindo nessas temáticas”, ressalta.

Desafios 

A editora da PCP aponta que o grande desafio a ser enfrentado neste próximo triênio é agilizar o processo de avaliação da revista. Segundo ela, essa questão está sendo discutida no sentido de aumentar o número de colaboradoras(es). Guareschi diz ainda que há uma dificuldade na busca de pareceristas para avaliarem os artigos, diante do volume que chega à equipe técnica/editorial do periódico. Para se ter uma ideia, no último triênio, a equipe técnica da PCP recebeu quase 1.900 artigos: 560 (2017), 662 (2018), 669 (2019). Em 2020, já foram enviados, até o momento da redação desta matéria, 74 manuscritos.

Em 2019, a PCP celebrou 40 anos de existência. Para marcar a data, foi realizado um Diálogo Digital. Para a continuidade das comemorações, a conselheira do CFP informou que um dossiê com cinco artigos sobre um levantamento dos artigos publicados na revista de 2005 a 2018 será publicado no fluxo contínuo de 2020.

Acesse todas as edições da Revista Psicologia: Ciência e Profissão.

Saiba como publicar na Revista Psicologia Ciência e Profissão.