Notícias

13/04/2016 - 15:34

Belo Horizonte sedia congressos de Psicologia do Esporte

IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro começam nesta quinta, e site do CFP tem censo em andamento sobre o tema

Belo Horizonte sedia congressos de Psicologia do Esporte

Belo Horizonte será sede, desta quinta-feira (14) ao sábado (16), do IX Congresso Internacional e do XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte e do Exercício (Conbipe). O tema será “Esporte olímpico e paraolímpico – a contribuição da Psicologia do Esporte para o rendimento esportivo”. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é um dos apoiadores do evento e tem pesquisa sobre a área em andamento em seu site (leia mais abaixo e participe), junto com o Grupo de Trabalho (GT) da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF).

No Centro de Atividades Acadêmicas (CAD-1) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante três dias, especialistas do Brasil e do mundo discutirão pesquisas, tendências e práticas aplicadas à área.

O Conbipe é organizado pelo Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG e também conta, entre seus apoiadores, com a Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (Abepeex) e a International Society of Sport Psychology (ISSP).

Para a representante do CFP em Psicologia do Esporte no Coletivo Ampliado, Luciana Ferreira Ângelo, será uma oportunidade para atualização e encontro profissional enriquecendo experiências e incentivando projetos futuros com profissionais das Ciências do Esporte da África, do Brasil, da Europa, da Ásia e da América do Norte. “E para compartilhar, discutir e desenvolver conhecimento”, complementa.

Luciana espera ainda que o evento seja intenso. “Teremos representadas diferentes culturas e abordagens sobre essas ciências, especialmente a Psicologia do Esporte”, destaca. “Imagino que a contribuição possa ser teórica e prática com temas de interesse relacionados ao campo de trabalho e ética profissional.”

Clique aqui e confira todas as novidades do IX Congresso Internacional e do XVI Congresso Brasileiro.

Participe de censo sobre o tema

Um Censo da Psicologia do Esporte está aberto à participação no site do CFP. Foi elaborado pelo grupo de trabalho (GT) sobre o tema na Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (Apaf), a partir das demandas dos representantes dos Conselhos Regionais e de Grupos de Profissionais da área.

O objetivo é conhecer quem são, onde estão, qual a formação e as necessidades dos profissionais que atuam na área. Com os dados coletados, a autarquia e os profissionais poderão debater diretrizes e referências para o exercício profissional.

O questionário encontra-se neste endereço. Dados como formação acadêmica, áreas de atuação e condições do exercício profissional constam do Censo. O prazo para os (as) profissionais enviarem suas contribuições é até o dia 3 de maio.