Notícias

14/09/2007 - 14:49

Boletim 7 – Movimento Nacional pela Democratização no Trânsito

Em 26 de abril de 2007 aconteceu, em Brasília, o I Encontro do Movimento Nacional pela Democratização no Trânsito – MNDT, que contou com a participação de 26 entidades da sociedade civil e com alguns convidados de órgãos governamentais.

Isso porque houve um entendimento das entidades civis presentes de que o trânsito tem causado problemas que assumem magnitude e impacto inaceitáveis e que o seu debate ainda está restrito a técnicos, especialistas e profissionais da área. Além disso, a sociedade civil não tem participado de decisões que afetam o cotidiano do trânsito, dificultando o exercício do controle social e da democracia .

Por isso, o grupo considerou fundamental a criação de um espaço coletivo de discussão e construção de políticas públicas de trânsito de forma crítica e transparente, bem como, a partir disso, estimular a cultura de controle social do trânsito no Brasil.

Naquele momento foi eleito o Comitê Executivo Pró-Movimento, composto pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Associação de Profissionais de Psicologia e Medicina de Trânsito de Minas Gerais (APSIMT-MG), Associação de Vítimas de Trânsito (AVITRAN), Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes (ICETRAN), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ong Criança Segura, Confederação Brasileira de Motociclismo e Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET).

A partir das discussões do Comitê, a Semana Nacional de Trânsito foi eleita como um momento ideal para lançar oficialmente o MNDT ao poder público, à imprensa e a sociedade de forma geral.

Diante disso, temos o prazer de convidá-lo para o lançamento do MNDT, que acontecerá no dia 20 de setembro, às 14 horas, no Plenário 3 da Câmara dos Deputados , em Brasília.

Esperamos contar com sua valiosa participação neste movimento social.

Divulgue esta informação, não perca a oportunidade de participar desse encontro em favor da democracia no trânsito.

Conselho Federal de Psicologia
Secretaria Executiva
Movimento Nacional pela Democratização no Trânsito – MNDT