Acontece, desde o dia 09 de fevereiro, o Encontro Internacional de Saúde Mental em Trieste, na Itália. O Encontro, que seguirá até o dia 13, tem o tema “O que é Saúde Mental?” e vem para esclarecer dúvidas, discutir abordagens de diferentes lugares do mundo e gerar resoluções de problemas na área.
O Brasil está representado pela Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), que recebe apoio do Conselho Federal de Psicologia , e leva para o encontro a atual situação de luta pela implementação da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, instituída no país em 1991 mas ainda sem estar aplicada plenamente. A Renila apresentará também trabalho desenvolvido para a Marcha dos Usuários Pela Reforma Psiquiátrica (realizada em 30 de setembro em Brasília), as pautas e encaminhamentos das audiências com o governo Federal que foram realizadas durante a Marcha, e o blog que foi criado e manteve-se como um canal para troca de informações sobre Saúde Mental.
Remodelado, o Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos da Renila será apresentado como novo modelo de cobertura e defesa sobre Saúde Mental e Direitos Humanos, apresentando denúncias e notícias sobre as áreas.
O Encontro conta com quatro eixos:
- Conhecimento e paradigmas – Neste eixo, os Direitos Humanos universais são discutidos visando relacionar saúde, cidadania e liberdade de expressão.
- A prática da crítica anti-institucional – O processo mundial de cuidado do portador de transtorno mental em convívio com a sociedade e o tratamento longe de hospitais psiquiátricos.
- Economia social e inclusão – Abordagens sobre tratamento, cooperação social, garantia de saúde, Direitos Humanos e inclusão social para pessoas frágeis e vulneráveis diante de crises econômicas que atingem o mundo.
- Memória, arquivos e comunicação – Resgate de memórias e abordagens dos meios de comunicação (TV, Rádio e Web) sobre Saúde Mental.