Notícias

13/09/2018 - 9:19

Brasil sedia maior Congresso da Alfepsi

VII edição foi realizada pelo Conselho Federal de Psicologia, Associação Latino-Americana para Formação e Ensino em Psicologia e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia

Brasil sedia maior Congresso da Alfepsi

O Brasil sediou pela primeira vez o congresso da Associação Latino-Americana para Formação e Ensino em Psicologia (Alfepsi). De 5 a 8 de setembro, o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu o VII Congresso da Alfepsi, que contou com 582 inscritos de 10 países da América Latina, tornando-se, desta forma, a maior edição do evento.

O encontro foi uma realização do Conselho Federal de Psicologia (CFP), da Associação Latino-Americana para Formação e Ensino em Psicologia (Alfepsi) e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep). Na cerimônia de encerramento, no sábado (8), o presidente do VII Congresso e conselheiro-secretário do CFP, Pedro Paulo Bicalho, destacou o espírito que marcou todo o evento. “Nunca aprendemos tantas coisas juntos, e nunca para nós foi tão alegre estarmos juntos. Tivemos um congresso marcado pela alegria, que marca a nós todos, latino-americanos. Saímos daqui com o espírito de que valeu a pena o nosso encontro”.

Pedro Paulo também falou da escolha da UFRJ para receber o evento. “Estamos no campus universitário que viu o nascimento do cuidado à loucura na América Latina. A cerimônia de abertura ocorreu no prédio construído para ser o Hospital de Alienados Pedro II, em 1852. Além disso, desde 1921, aqui se constrói Psicologia, com a inauguração do Instituto de Psicologia da Universidade do Brasil. Portanto, estamos em uma casa que constrói Psicologia há 97 anos, estamos no local que a mais tempo sedia o saber psicológico no Brasil.”

Já a presidente da Alfepsi e da Abep, Ângela Soligo, agradeceu ao CFP pela parceria na organização e promoção do VII Congresso. “Certamente a parceria com o Conselho Federal de Psicologia foi fundamental para que pudéssemos oferecer uma experiência de congresso da forma como foi feita, inclusive com os livros já com os artigos completos. Sempre nos lembraremos dessa parceria”.

O encontro reuniu congressistas de Porto Rico, Uruguai, Cuba, Costa Rica, Argentina, Peru, Colômbia, Chile, México e Brasil. Apenas do Brasil, foram 450 inscritos, sendo 220 inscrições de estudantes cotistas, “o que reafirma nosso compromisso com a permanência de estudantes que ingressam nas nossas universidades por meio de cotas afirmativas”, apontou Pedro Paulo. O congresso ainda contou com o trabalho de 44 monitores, que receberam horas de extensão pelo tempo dedicado ao evento.

No encerramento, foi anunciada a sede da oitava edição do Congresso da Alfpesi, a ser realizada em Medelín, na Colômbia.

Acompanhe #AOVIVO a cerimônia de encerramento do VII Congresso da Alfepsi.org#Alfepsi #Psicologia #CFP #Abep

Publicado por Conselho Federal de Psicologia em Sábado, 8 de setembro de 2018