Notícias

05/07/2019 - 15:42

Etapa Nacional da I Mostra de Práticas de Psicologia no SUAS

Evento na sede do CFP fará balanço das etapas da mostra SUAS realizadas nas cinco regiões do país

Etapa Nacional da I Mostra de Práticas de Psicologia no SUAS

A Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia (CONPAS/ CFP) e os Conselhos Regionais de Psicologia realizam, no dia 19 de julho, a Etapa Nacional da I Mostra Nacional de Práticas de Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).  O encontro será na sede do CFP em Brasília (DF), às 14h, e será transmitido ao vivo pelo site e redes sociais do Conselho Federal.

Entre os objetivos do evento estão o compartilhamento, a reflexão e a construção de experiências, saberes e práticas sobre a presença da Psicologia na Política Pública de Assistência Social.

A I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social aborda seis eixos: Rede e intersetorialidade; Identidades, saberes e territórios; Práticas coletivas e processos grupais; Processos de trabalho e interdisciplinaridade; Participação, construção do protagonismo e controle social; e Descriminalização da pobreza e combate ao preconceito.

Durante a realização da Etapa Nacional está prevista a realização da mesa temática “Resistência e compromisso: a agenda ético-política para a psicologia no SUAS”, com a participação da representante do Fórum Nacional das (as) Usuárias (os) do SUAS (FNUSUAS), Aldenora González, e da integrante da Comissão de Avaliação Técnica dos trabalhos acolhidos nas etapas regionais, Neuza Maria de Fátima Guareschi.

Além disso, será realizada uma mesa de balanço sobre a Mostras Suas, com a participação de representantes dos CRPs que sediaram as respectivas etapas regionais: Etapa Nordeste: Monaliza Cirino de Oliveira (CRP-03); Etapa Sudeste: Juliana Gomes da Silva (CRP-05); Etapa Sul: Joseane de Oliveira Luz (CRP-12); Etapa Centro-Oeste: Sheila Carla de Queiroz Gomes (CRP-18); Etapa Norte: Ivanize Fátima Giongo Sartori (CRP-23). Durante esta atividade, serão respondidas as perguntas que poderão ser enviadas por meio das redes sociais do CFP (Youtube, Facebook e Twitter) e pelo e-mail comunica@cfp.org.br.

Etapas regionais

Durante todo o mês de junho, foram realizadas as cinco etapas regionais da I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS. A Etapa Sul, no Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), debateu “Interdisciplinariedades: O SUAS, a Psicologia e seus(des)encontros”, nos dias 7 e 8 de junho, em Florianópolis. Nos mesmos dias, foi realizada a Etapa Sudeste, no Rio de Janeiro, com o tema “A interlocução do SUAS: Multiplicidade de práticas nas diversidades territoriais do Sudeste”.

A Etapa Nordeste foi realizada em 17 e 18 de junho, em Salvador (BA), debatendo “SUAS – Inovação e resistência em tempos de retrocesso”. A Etapa Norte foi sediada em Palmas (TO), em 27 e 28 de junho, com o tema “As faces da diversidade: a singularidade da Psicologia no SUAS na Região Norte”.

No Centro Oeste, o estado do Mato Grosso fechou a série de etapas regionais. Intitulado “SUAS do Cerrado: A Psicologia na Prática”, o evento foi realizado em Várzea Grande, nos dias 28 e 29 de junho.