Notícias

24/05/2023 - 19:42

Brasília recebe seminário latino-americano de direitos humanos e saúde mental

Evento é uma parceria entre CFP, ONU, Ministério dos Direitos Humanos e a organização social Desinstitute

Brasília recebe seminário latino-americano de direitos humanos e saúde mental

Na próxima sexta-feira (26) acontece, em Brasília/DF, o “Seminário Latino-Americano de Direitos Humanos e Saúde Mental: nos Caminhos da Desinstitucionalização”.

O evento é uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a organização social Desinstitute, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Toda a atividade será transmitida ao vivo pelo canal do CFP no YouTube, a partir das 9h.

O conselheiro federal Gabriel Henrique Figueiredo vai mediar o debate sobre as experiências e desafios da desinstitucionalização na América Latina. A atividade terá a participação de representantes do Conselho Regional de Psicologia da 1ª Região (DF); do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde; e do Comité sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad (CRPD), das Nações Unidas.

Durante o evento, será lançada a publicação “Desinstitucionalização – Da saída do manicômio à vida na cidade: estratégias de gestão e de cuidado”, que busca mobilizar atores estratégicos nos territórios e conscientizar tomadores de decisões da esfera pública acerca de políticas nacionais que visam à desinstitucionalização.

O documento foi elaborado pelo Desinstitute com o apoio de mais de 50 parcerias, contando com pesquisadores(as), acadêmicos(as), trabalhadores(as) do Sistema Único Saúde (SUS), integrantes de OSC (Organização da Sociedade Civil), movimentos sociais do campo antimanicomial e pessoas desinstitucionalizadas em diversas regiões do país.

A programação também reúne mesas e debates para o compartilhamento de experiências e diretrizes das Nações Unidas sobre desinstitucionalização, inclusive em situações de emergência.

As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico e as vagas são limitadas. Participe!

Serviço

Seminário Latino-americano de Direitos Humanos e Saúde Mental: nos caminhos da Desinstitucionalização”
Data: 26 de maio
Horário: de 9h às 13h
Local: Ministério dos Direitos Humanos e auditório do subsolo do Bloco A, na Esplanada dos Ministérios
Transmissão: Canal do CFP no YouTube