Notícias

15/03/2019 - 11:29

Campanha de Direitos Humanos do CFP chega ao Distrito Federal

Exposição acontecerá, neste sábado (16), juntamente com a “Batalha das Minas: Feminicídio e Racismo”

Campanha de Direitos Humanos do CFP chega ao Distrito Federal

A Campanha Nacional de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia #DiscursoDeÓdioNão chega ao Distrito Federal neste sábado (16), com a exposição de uma instalação artística que denuncia as várias formas de violência praticadas no país. O Conselho Regional de Psicologia do DF (CRP-01) lançará a Campanha com a realização da “Batalha das Minas: Feminicídio e Racismo”, no Mercado Sul, em Taguatinga.

O evento, aberto ao público, terá a participação da antropóloga Gleides Formiga. A instalação da Campanha de Direitos Humanos exibe frases de ódio retiradas das redes sociais e estampadas em camisetas brancas manchadas de vermelho, simulando sangue.

Segundo a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CFP, Ana Luiza Castro, cada Conselho Regional lança sua Campanha Nacional escolhendo temas mais pertinentes e fundamentais para seus estados. “Desejamos trazer as contribuições da Psicologia, no que tange ao que está acontecendo de violações, de desrespeito, de fundamentalismo. A Psicologia diz não aos discursos de ódio”.

Anualmente, as Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia (CDHs-CRPs e CFP) produzem campanhas nacionais para enfrentar as diversas formas de opressões e violências estruturantes da sociedade brasileira. A proposta é reafirmar o compromisso ético-político da Psicologia na promoção de transformações sociais, para garantia do direito de todas as pessoas à vida digna. A Campanha já passou por Pernambuco e seguirá para todos os estados brasileiros.