Notícias

03/06/2019 - 9:29

PA, AP, AL e RJ recebem Campanha #DiscursoDeÓdioNão

Desde fevereiro, 18 seminários já foram realizados em 15 estados, dentro da proposta de disseminar a campanha nos Conselhos Regionais de Psicologia

PA, AP, AL e RJ recebem Campanha #DiscursoDeÓdioNão

Os Conselhos Regionais de Psicologia da 10ª Região (CRP- PA/AP), 15ª Região (CRP-AL) e 5ª Região (CRP-RJ) realizam, no início de junho, seminários para discutir temáticas referentes a Direitos Humanos. Os eventos, organizados pelas respectivas Comissões de Direitos Humanos (CDHs), fazem parte da campanha #DiscursoDeÓdioNão, encabeçada pela CDH do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e replicada pelos regionais.

Desde fevereiro, quando se iniciou a campanha pelos CRPs, 18 seminários desta natureza já foram realizados em 15 Unidades da Federação.

No CRP-10 (Pará/Amapá), o evento acontece nos dias 6 a 8 de junho, e a temática do seminário é “A Psicologia não pode tolerar, discurso de ódio não dá!”. Para aquele encontro, a CDH do CFP estará representada pelas(os) psicólogas(os) Flávia Lemos e Theófilo Gravinis. O evento começa no dia 06 na cidade de Macapá(AP). Nas datas seguintes, o encontro acontecerá na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, e contará com a presença da conselheira do CFP e presidente da CDH do CRP-10, Jureuda Guerra.

Jureuda destaca a importância da divulgação da campanha #DiscursoDeÓdioNão para a categoria e em diversas regiões brasileiras, abordando que, apesar da diversidade de temáticas da própria Psicologia bem como das regiões do país, temas que envolvam ameaças aos direitos humanos como o racismo, o feminicídio e a homofobia.

Com o tema “Roda de Conversa: Racismo e Saúde Mental: os desafios para a Psicologia”, na sede do CRP-15, os alagoanos organizarão seu debate no dia 08 de junho, que se inicia às 09 horas e findará às 19 horas. A representante da CDH do CFP que participará será a psicóloga Maria de Jesus Moura.

No CRP-05, o evento terá como tema “Saúde Mental, Desmontes e Resistências” e acontecerá dia 14 de junho, na sede daquela Autarquia. O representante da CDH do CFP que estará presente é o psicólogo Theófilo Gravinis.

Campanha pelos Regionais

A deliberação para envio da campanha Campanha Nacional de Direitos Humanos #DiscursoDeÓdioNão do Sistema Conselhos de Psicologia  aos CRPs se deu em janeiro deste ano, durante o 5º Encontro Nacional das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia, realizado na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília (DF).

O Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-02, PE) foi o primeiro a receber a campanha, que contou com uma instalação artística que denunciou as várias formas de violências no país, por meio de frases de ódio retiradas das redes sociais e estampadas em camisetas brancas manchadas de vermelho, simulando sangue. A exposição se encerrou no dia 15 de fevereiro, quando o CRP recebeu a roda de conversa ‘Clínica e Sofrimento Psíquico’.

Balanço

Em fevereiro, também foram realizados seminários para lançamento da campanha nos seguintes CRPs:  06 (População LGBT – SP), 21 (Álcool e drogas na perspectiva da redução de danos – PI). No mês seguinte, foram realizados eventos no Distrito Federal (CRP-01 – Feminicídio e Racismo), Espírito Santo (CRP-16 – Violência e segurança pública), Rio Grande do Norte (CRP-17 – A atuação da psicologia em contextos de violência: desafios e proposições), Bahia (CRP-03 – Feminicídio e violência contra as mulheres).

Em abril e maio, mais 10 seminários foram realizados nos seguintes CRPs:  06 (Pessoas com transtorno mental, População em Situação de Rua e Criança e adolescente/SP), 23 (Violência contra a mulher e a flexibilização do decreto referente a posse de arma/TO),  18 (Violência contra a mulher/MT), 19 (Intolerância religiosa/SE), 08 (Encontro Paranaense de Práticas Clínicas e Diversidade Sexual: a transversalidade do tema/PR), 22 (O universo feminino e seus desafios contemporâneos/MA), 14 (Migração e Sistema Prisional/MS), 09 (Direitos Humanos e Saúde Mental) e 07 (Inclusão e acessibilidade Relações raciais/RS).

Conheça a campanha da CDH do CFP #DiscursoDeÓdioNão