Notícias

08/01/2007 - 17:27

Campanha divulga 12º Ranking da Baixaria na TV

 

A coordenação da campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” divulgou  o 12º Ranking da Baixaria na TV. Foram analisados cinco programas televisivos que receberam o maior número de reclamações. Dentre eles estão as novelas: Cobras & Lagartos, Páginas da Vida (Rede Globo), os programas: Super Pop (Rede TV) e Beija Sapo (MTV).

A campanha foi lançada em novembro de 2002 e já registrou um total de 30.319 denúncias, sendo que, de abril a novembro deste ano, foram contabilizadas aproximadamente 2.175 reclamações de telespectadores insatisfeitos com a péssima qualidade e a falta de ética da programação televisiva, além do desrespeito aos Direitos Humanos. As denúncias foram analisadas pelo Comitê de Acompanhamento da Programação, formado por representantes das mais de 60 entidades que assessoram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados na campanha.

O programa campeão de denúncias foi a novela Cobras & Lagartos da Rede Globo, com isso lidera o 12º ranking da baixaria na TV. São reclamações que vão desde a exposição de pessoas ao ridículo, discriminação, vocabulário inadequado, apelo sexual e, principalmente, incitação à violência exibida em horário impróprio. Tal constatação ocorre em paralelo à decisão judicial quanto à classificação indicativa da novela que determina que a emissora não poderá reprisar a novela no horário de Vale a pena ver de novo, uma vez que o enredo da trama fere uma série de dispositivos legais, apresentando cenas de violência contra pessoas, animais e às mulheres.

A novela Páginas da Vida, por sua vez, ocupou o segundo lugar, a maioria das reclamações foram motivadas pela quantidade de cenas de sexo e nudez, além da precipitação da erotização juvenil. Em terceiro lugar ficou o programa Super Pop da Rede TV, que pela segunda vez consecutiva apareceu no ranking da baixaria. Ocupando o quarto lugar, ficou o Beija Sapo da MTV, os depoimentos recebidos e analisados pela campanha mostram que o programa banaliza os valores morais e vulgariza as relações humanas entre jovens e adolescentes.

A campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” tem como um de seus principais instrumentos de atuação a divulgação do ranking dos programas que receberam maior número de reclamações, fazendo assim ecoar a voz da opinião pública que é decisiva para provocar mudanças na programação televisiva. A 12º sistematização dos programas mais denunciados estão disponíveis no site: www.eticanatv.org.br .

Para um dos coordenadores da campanha, o Prof. Dr. Edgard Rebouças, da Universidade Federal de Pernambuco, o ranking da baixaria na TV é apenas um dos instrumentos que a sociedade tem para exercer seu efetivo papel de acompanhamento da mídia. “É sempre bom lembrar que as emissoras de rádio e televisão são concessões públicas, sendo que boa parte delas passará por processo de renovação em 2007. Dessa forma, não basta usar o controle remoto para buscar ética e qualidade na programação, é preciso que os cidadãos utilizem seu direito de controle social. E o primeiro passo para isso, é denunciar o que incomoda pelo 0800 619 619”, destaca Rebouças.

O Conselho Federal de Psicologia faz parte da Executiva da Campanha Nacional contra a Baixaria na TV.

Por Ana Lúcia Bonfim