O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza na quinta-feira (19), por meio da sua Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, a partir das 16h, o diálogo digital “Atuação profissional na avaliação psicológica: inclusão e acessibilidade”. O evento pretende, entre outros objetivos, evidenciar os desafios na área e de que maneira a Psicologia brasileira se insere nessa questão.
A atividade será mediada pela psicóloga Carolina Rosa Campos, integrante da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP. Para compor a roda de conversa estarão presentes Cassiana Saraiva Quintão, Mestra em Educação Especial, e Marco Antonio dos Santos, Doutor em Psicologia.
De acordo com Carolina Campos, o debate visa abordar a avaliação psicológica direcionada a pessoas com deficiência, permeando os principais desafios e avanços na área. A importância da temática, avalia a psicóloga, está diretamente associada à busca em garantir processos avaliativos mais inclusivos e que visem a acessibilidade, promovendo a justiça e os direitos humanos. “Esse espaço de diálogo pode auxiliar profissionais na reflexão acerca de sua prática, assim como prosperar e estimular pesquisas na área que hoje ainda se encontra escassa no que tange a instrumentos e estratégias direcionadas a este público”, destacou.
Conheça as(os) participantes
Carolina Rosa Campos
Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Docente no curso de graduação e pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atual Coordenadora do Curso de Psicologia (gestão 2021-2023). Pós doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) com bolsa PNPD. Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica da UFTM.
Cassiana Saraiva Quintão
Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui experiência profissional como psicóloga clínica, com ênfase em atendimento especializado para crianças e adultos com deficiência ou atrasos no desenvolvimento. Atualmente, é doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar e participa do Grupo de Pesquisa Interação Social, Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança Pequena, no Laboratório de Interação Social (LIS).
Marco Antonio dos Santos
Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atua em áreas como psicodiagnóstico, desenvolvimento infantil, inclusão de pessoas com deficiência em empresas, saúde mental e educação.
Sobre a CCAP
Criada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em março de 2003, a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) tem por função discutir e propor diretrizes, normas e resoluções no âmbito da avaliação psicológica, além de conduzir o processo de avaliação dos instrumentos psicológicos submetidos ao Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (SATEPSI).
Este ano, a Resolução CFP nº 02/2003 completou duas décadas. Atualmente, a Resolução CFP nº 31/2022 estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI.
Serviço
Atuação profissional na avaliação psicológica: inclusão e acessibilidade
19/10/2023
16h
Acompanhe ao vivo pelo Youtube do CFP