A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, no dia 17 de março, no Rio de Janeiro, a palestra Avaliação Psicológica: desafios éticos e técnicos no exercício profissional. O evento, gratuito e aberto a toda a categoria, pretendeu informar e esclarecer os profissionais da Psicologia a respeito de aspectos variados do processo avaliativo.
O coordenador da CCAP e conselheiro do CFP, João Alchieri, explicou que evento foi a primeira edição de uma série de atividades que serão disponibilizadas na plataforma OrientaPsi para colaboradores, fiscais e conselheiros de COE e COF, dos regionais, especificamente para discutir aspectos da fiscalização quanto a preceitos da Avaliação Psicológica.
Segundo ele, a atividade no Rio de Janeiro teve início com um curso para fiscais, sobre avaliação psicológica. “Oito horas foram presenciais e acontecerão mais 12 horas à distancia, no formato de aulas do OrientaPsi para formação continuada”, complementou. Alchieri explicou que a temática sobre Avaliação Psicológica possibilitou instrumentalizar os colegas dos Conselhos Regionais de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16), Rio de Janeiro (CRP-05) e Minas Gerais (CRP-04) sobre os principais pontos e necessidades do Sistema Conselhos, especialmente da necessidade de retificação de resoluções que levam a dúvidas sistemáticas da categoria.
O referido evento é o primeiro de uma série de reuniões que a CCAP realizará de forma itinerante em cada uma das regiões brasileiras. Além da palestra, foi realizada uma atividade de formação interna para psicólogos (as) que integram os Conselhos Regionais de Psicologia da região Sudeste. Os próximos deverão ocorrer nas seguintes cidades: Belém – Região Norte (maio), Brasília – Região Centro-Oeste (julho), Salvador – Região Nordeste (agosto) e Florianópolis – Região Sul (setembro).
Palestra
A palestra foi ministra pelos seguintes membros da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica: Elton Matsushima (A Formação Continuada como caminho para uma melhor Avaliação Psicológica no país), Neander Abreu (Neuropsicologia) e Cícero Vaz (Teste Projetivos). No dia seguinte, também na capital fluminense, a CCAP realizou sua reunião mensal, em que foram apreciadas relatorias da avaliação de instrumentos psicológicos, e foi finalizada Nota Técnica para uso de plataformas informatizadas de testes psicológicos.