Notícias

23/05/2022 - 9:52

CFP abre inscrições para participação presencial no IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos

Evento celebra os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos do CFP e os 60 anos da Psicologia no país

CFP abre inscrições para participação presencial no IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos

Diante do expressivo número de inscrições para o IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos, que já ultrapassa mais de mil formulários submetidos para acompanhar a atividade de modo on-line,  o Conselho Federal de Psicologia (CFP) abre, especialmente, 100 vagas para interessadas(os) em comparecer presencialmente ao evento.

O Seminário, que celebra os 25 anos da Comissão de Direitos Humanos do CFP, ocorre no marco dos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil e apresenta como tema central Radicalizar o Direito à Vida é Semear Futuros Possíveis.

Embora esteja confirmada a transmissão ao vivo, a procura por participação presencial motivou o Conselho Federal de Psicologia a mudar o local do evento, de modo a acomodar as(os) interessadas(os) de forma segura, adotando os protocolos sanitários adequados.

Para participar, é necessário o preenchimento de formulário até a próxima quarta-feira (25). As vagas são limitadas e obedecem à capacidade máxima do auditório.

Atividades diversas
Conferências, diálogos, atividades culturais, premiações e homenagens integram a programação do seminário. A palestra de abertura ficará a cargo da psicóloga Maria Lúcia Silva, uma das responsáveis pela criação do AMMA Psique Negritude – primeira organização do Movimento Negro e do Movimento Negro Feminista. A psicóloga irá abordar Radicalizar o Direito à Vida é Semear Futuros Possíveis.

O evento propõe debates de temas atuais relacionados aos direitos humanos, como o uso de desinformação para manipular as subjetividades e o compromisso ético-político das Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia, revisitando a trajetória do passado ao presente das comissões e pensando o futuro. A conferência de encerramento abordará o tema direitos humanos e outras epistemologias.

Prêmio Virgínia Bicudo
No IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos também serão divulgados as vencedoras(es) do Prêmio Profissional Virgínia Bicudo. Lançado pelo CFP em 2021 para fomentar a divulgação de estudos e ações exitosas no campo da Psicologia e sua interface com as questões raciais, a premiação buscou identificar, valorizar e divulgar estudos e ações de psicólogas(os) e coletivos que envolvam a Psicologia e as Relações Étnico-Raciais fundamentadas nos direitos humanos e que tenham impacto na saúde mental, na redução das desigualdades sociais e no posicionamento antirracista.

O que é a Comissão de Direitos Humanos
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) foi criada em 7 de agosto de 1997 como órgão permanente do Conselho Federal de Psicologia com a atribuição de incentivar a reflexão sobre os direitos humanos inerentes à formação, à prática profissional e à pesquisa em Psicologia.

Também é função da CDH/CFP intervir em situações em que existam violações dos direitos humanos que produzam sofrimento mental e participar de todas as iniciativas que preservem os direitos humanos na sociedade brasileira. Além disso, a Comissão busca apoiar o movimento internacional dos direitos humanos e estudar todas as formas de exclusão que violem os direitos humanos e provoquem sofrimento mental.

O papel do CFP e, em particular, de sua Comissão de Direitos Humanos é produzir alguns consensos e tratar de temas que orientem a prática da(o) psicóloga(o) no campo e no quadro de sua ética e respeitando seu vínculo com a Carta dos Direitos Humanos, considerando o Estado laico e de total respeito à liberdade religiosa.

Confira a programação:

Sexta-feira, 27 de maio

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 9h40 – Solenidade de abertura

9h40 às 10h30 – Homenagem: 25 Anos da CDH/CFP

10h30 às 11h10 – Conferência Magna: Radicalizar o direito à vida é semear futuros possíveis

11h30 às 12h – Apresentação cultural

14h às 15h30 – Diálogo 1: Ódio e medo como estratégias de gestão política: uso de desinformação para manipular as subjetividades

16h30 às 18h – Diálogo 2: Ações de radicalização: a Vida como potência

18h30 – Apresentação cultural

Sábado, 28 de maio

9h às 10h – Diálogo 3: O compromisso ético-político das CDHs: do passado ao presente

10h45 às 12h15 – Diálogo 4: Semeando futuros: o que afeta a contemporaneidade

12h45 às 13h – Atividade cultural

14h às 15h30 – Diálogo 5 Direitos Humanos e outras epistemologias

15h30 às 16h – Entrega do Prêmio Virgínia Bicudo

17h – Encerramento com atividade cultural

Acesse a programação completa.

Serviço

IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos: Radicalizar o Direito à Vida é Semear Futuros Possíveis
Data: 27 e 28 de maio
Local: Memorial Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília (campus Asa Norte)
Transmissão ao vivo pelas redes sociais do CFP.
Mais informações: cdh@cfp.org.br

Horários das linhas de ônibus para UnB partindo da Rodoviária

Horários da linha 0.110 de ônibus
Horários da linha 110.2 de ônibus
Horários das linhas de ônibus saindo das cidades do entorno para a UnB

Acompanhe o IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humano:

27 de maio (manhã)

27 de maio (tarde)

28 de maio (manhã)

28 de maio (tarde)