Notícias

11/10/2017 - 11:30

CFP alerta psicólogas/os sobre novas pranchas de Rorschach

Modelo diferente do original, não tem comprovação científica, não foi aprovado pelo Satepsi e, por isso, não pode ser utilizado na prática profissional psicológica

CFP alerta psicólogas/os sobre novas pranchas de Rorschach

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) aprovou, na plenária dos dias 22 e 23 de setembro, nota alertando psicólogas e psicólogos sobre a comercialização de uma nova impressão das pranchas do Método Rorschach sem comprovação científica nem aprovação da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP).

Leia aqui a íntegra da nota sobre comercialização das pranchas de Rorschach sem comprovação científica e aprovação do Satepsi.

No primeiro semestre de 2017, a CCAP recebeu denúncia formal da venda de um novo modelo de pranchas de Rorschach diferente da impressão original. Após análise criteriosa das evidências apresentadas, a Comissão do CFP avaliou que não há informações suficientes para certificar a equivalência desta nova versão com a original. Sendo assim, não há garantia de eficiência do processo de avaliação psicológica a partir do uso desta nova versão das pranchas de Rorschach.

O Conselho Federal de Psicologia orienta, então, que os psicólogos só utilizem as pranchas do Rorschach empregadas nas pesquisas brasileiras e aprovadas pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi). “As únicas pranchas com parecer favorável para uso são as originais”, alerta o Conselho.

As pranchas de Rorschach aprovadas pela Autarquia para uso profissional são as originais, comercializadas pela Editora Hogrefe. A identificação dos cartões pode ser verificada em seu verso, onde consta o nome da Editora, o local de fabricação (Suíça) e a informação de que trata-se das pranchas originais.

Segundo os conselheiros Daniela Zanini e Fábian Rueda, coordenadores da CCAP, essa decisão reafirma o compromisso do CFP com a atuação profissional dos psicólogos, em especial, com o controle de qualidade do serviço prestado e do instrumental utilizado nos diferentes contextos. “Nessa perspectiva, o CFP criou o Satepsi que conta com uma Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica para justamente avaliar a qualidade dos testes psicológicos disponibilizados no mercado”, explica Daniela Zanini. Para mais informações a respeito de testes psicológicos aprovados, as/os psicólogas/os devem acessar a página do Satepsi (http://satepsi.cfp.org.br/).

Fabián Rueda informa que o CFP também encaminhou documento circular para todo os Conselhos Regionais de Psicologia alertando a inexistência de avaliação desta nova versão dos testes de Rorschach. “O uso desta nova impressão das pranchas implica falta ética por parte do profissional da Psicologia”, ressalta. A CCAP também enviou documento à editora que comercializa essa versão solicitando a submissão do material para análise do Satepsi.

O CFP convida a categoria a contribuir denunciando aos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) o uso indevido de testes psicológicos não aprovados pelo Satepsi. “Isso é especialmente importante para garantir o oferecimento de um serviço psicológico de qualidade”, complementa Daniela Zanini.