Notícias

26/09/2018 - 13:36

CFP apoia campanha de prevenção ao Diabetes

Com foco na detecção precoce do diabetes e as complicações durante a doença, ação acontecerá de 12 a 17 de novembro, em São Paulo

CFP apoia campanha de prevenção ao Diabetes

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad) e a Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) promovem a “21ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Prevenção das Complicações – detecção, orientação e educação”, de 12 a 17 de novembro, em São Paulo. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apoia a campanha.

As ações, que vão ocorrer na sede da Anad, preveem a realização de dois mil testes de glicemia e avaliações de complicações em cada área, como avaliação de olhos, pés, boca, fisioterápica, atividade física, risco cardiometabólico, IMC (correlação cintura-quadril) e avaliação nutricional, pressão arterial. Palestras educativas também foram programadas.

O objetivo da campanha é a detecção precoce do diabetes, de complicações durante a doença, bem como a educação instrucional e encaminhamentos para tratamento. Para mais informações acesse: http://www.anad.org.br/

 

Prevenção e cuidados

Um simples exame de sangue pode revelar se você tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados.

Todas as pessoas, tendo ou não diabetes, devem ter uma alimentação saudável, regulando a quantidade de doces e gordura ingeridos, por exemplo. Isso ajuda a manter o peso saudável. Além disso, se você está acima do peso considerado ideal para o seu perfil, emagrecer vai ajudar muito no controle da doença. E, mesmo que você não chegue ao peso ideal, uma perda de 10 a 15% já representa uma vida muito mais saudável.

Exercícios físicos regulares também ajudam a baixar as taxas de glicemia. Quando você gasta energia, o organismo usa o açúcar do sangue em velocidade maior.

Serviço          

21ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação – A Família e Diabetes

Data: 12 a 17 de novembro

Local: Rua Eça de Queiroz, 198, Vila Mariana (Metrô Paraíso), São Paulo, SP