Notícias

02/04/2011 - 17:35

CFP apoia protesto de médicos que alerta para graves problemas da saúde suplementar

O Conselho Federal de Psicologia apoia a manifestação dos médicos, que paralisarão consultas e exames no dia 7 de abril – Dia Mundial da Saúde, como forma de protesto contra os baixos honorários e a interferência das operadoras de planos de saúde na autonomia de trabalho.

Psicólogos vivem situação semelhante a dos demais profissionais na relação com os planos de saúde do Brasil, que atuam sob lógica baseada em procedimentos, quando seu trabalho deveria ser baseado no cuidado integral ao paciente. O CFP entende que a cobertura deve levar em conta a necessidade de saúde das pessoas, garantido o acesso a todos os procedimentos que um cuidado responsável exige.

O protesto dos médicos visa a chamar atenção aos baixos honorários praticados, à interferência das empresas na autonomia dos profissionais de saúde e à insuficiência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na regulação do diálogo entre os planos de saúde e os profissionais da saúde. A categoria exige ainda que as operadoras e a ANS efetivem a regularização dos contratos com a inclusão de cláusulas de periodicidade e critérios de reajustes.

 

Conselho Federal de Psicologia