Notícias

12/09/2019 - 13:00

CFP apresenta Relatório de Inspeções em Comunidades Terapêuticas em encontro na Argentina

Versão em espanhol será lançada durante III Encontro Latinoamericano e do Caribe de Direitos Humanos e Saúde Mental

CFP apresenta Relatório de Inspeções em Comunidades Terapêuticas em encontro na Argentina

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participa, de 12 a 15 de setembro, em Rosário, na Argentina, do III Encontro Latinoamericano e do Caribe de Direitos Humanos e Saúde Mental.    

O objetivo do Encontro é reunir lideranças e referências com atuação em Direitos Humanos e Saúde Mental para debater as questões que surgem sobre as temáticas na região. O evento reunirá usuárias(os), trabalhadoras(es), professoras(es), movimentos sociais e coletivos para criar estratégias alternativas à lógica manicomial. 

As(Os) conselheiras(os) do CFP Rogério Giannini, Andrea Esmeraldo, Celia Zenaide e Paulo Aguiar estarão presentes em diversas mesas do Encontro, debatendo e levando as experiências do Brasil e do CFP sobre DH e saúde mental.

Relatório de inspeções

Durante o Encontro, o CFP lançará a versão em espanhol do Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas, que reúne os resultados das inspeções realizadas em outubro de 2017, nas cinco regiões do Brasil, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF).  

A coleta de informações para o Relatório envolveu vistorias dos espaços físicos, entrevistas com usuárias(os), direção e equipes de trabalho, além da análise de documentos das instituições – voltadas especialmente à internação de usuárias(os) de drogas, embora novos públicos venham sendo incorporados, conforme apontaram as vistorias. 

Serviço

III Encontro Latinoamericano e do Caribe de Direitos Humanos e Saúde Mental

Data: 12 a 14/09/2019

Horário: 8h às 20h

Local: Centro Cultural Gomecito

Endereço: San Lorenzo 2921 – Rosário, Santa Fe 2000 – Argentina