Com mais de um ano da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Conselho Federal de Psicologia (CFP), a autarquia já se tornou referência no uso da ferramenta. No mês de janeiro, representantes do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) estiveram no CFP para conhecer o SEI.
O Sistema Eletrônico de Informações foi implantado pelo CFP em setembro de 2017, e, desde então, reduziu a quantidade de papel usado pela autarquia, mudou a rotina dos setores facilitando o fluxo de informações e permitindo a tramitação de processos com muito mais agilidade, mais transparência e economicidade.
O CONTER já é a terceira entidade a procurar o CFP para conhecer o sistema. Antes, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), também participaram desses diálogos de troca de experiências sobre o SEI.
De acordo com a arquivista do CONTER, Ananda Espindola Bastos, quando a entidade decidiu implementar o SEI, o CFP foi uma das primeiras experiências a serem consultadas e que, prontamente, atendeu ao pedido de diálogo sobre o SEI.
“Para nós, foi muito importante ir até o CFP para conversar sobre o SEI, porque nós precisamos usar as melhores práticas de quem já acertou, além de ter disponibilizado seu apoio tecnológico nesta implantação”, disse a arquivista.
Para a Diretoria do Conselho Federal de Psicologia, o compartilhamento de informações sobre o SEI com outras entidades reforça o espirito solidário da Psicologia brasileira e o desejo permanente de um serviço público transparente, ágil e que tenha responsabilidade com o meio ambiente.
Números do SEI
Pouco mais de um ano após a sua implantação no CFP, o SEI já substituiu mais de mil memorandos que antes eram feitos no papel e agora são realizados de forma eletrônica, garantindo mais agilidade.
CRPs
O modelo de gestão através do SEI também está sendo expandido para os Conselhos Regionais e o CRP-01, do Distrito Federal, foi o primeiro a implantar a estrutura informatizada. O próximo CRP a iniciar o uso do SEI é o Conselho Regional de Psicologia da 4º Região (CRP-MG). A proposta é que em breve todos os regionais estejam usando o sistema e agilizando seus processos administrativos.