Notícias

23/12/2021 - 10:48

CFP compõe gestão do Conselho Nacional de Saúde para triênio 2021/2023

Realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental está entre as prioridades do CFP para o próximo ano

CFP compõe gestão do Conselho Nacional de Saúde para triênio 2021/2023

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), assumiu nesta quinta-feira (16), representação no Conselho Nacional de Saúde (CNS) para o triênio 2021-2024, durante a 73ª Reunião Extraordinária do CNS.  A conselheira do CFP, Marisa Helena Alves, que também é coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism/CNS), tomou posse novamente como titular no Conselho.

Marisa Helena explicou que a renovação da gestão do CFP no CNS tem como objetivo contribuir para a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade para todos,” democrático e eficiente, embora a gente saiba que os desafios para isso são enormes diante dos cortes nos gastos com a saúde por parte do Governo Federal”. 

Segundo a conselheira, o desafio de atuar no CNS é ainda maior em função da pandemia da Covid-19: “a  gente vê o agravamento da saúde da população em geral, principalmente da saúde mental. As condições políticas, sociais, o aumento do desemprego, a fome, tudo isso traz grandes impactos na saúde da população, então,  vai requerer muito empenho, muita luta, como já fizemos no triênio que termina agora”, avalia Marisa. 

O atual presidente do CNS, Fernando Pigatto, reeleito também para o próximo triênio,  também falou sobre importância da  garantia de direitos, a defesa do SUS, a vida e a democracia e ressaltou que é preciso valorizar a história do Conselho, todas as pessoas que passaram e vão passar por esse espaço de controle social.  

O CNS renovou aproximadamente 30% do quadro de conselheiras(os). As entidades e movimentos sociais eleitos representarão os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), as(os) profissionais de saúde (incluindo a comunidade científica), prestadores de serviços e entidades empresariais com atividades na área de saúde. O CNS é formado por 48 conselheiros(as) titulares e seus respectivos primeiros e segundos suplentes.

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

Além disso, a conselheira reconhece a importância de estar mais uma vez à frente dessa representação do CNS,  já que hoje o CFP coordena a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá em 2022. “A Conferência é um marco. Faz  mais de 10 anos que a gente não tem uma Conferência de Saúde Mental, e,  considerando que nos últimos anos a política de saúde mental sofreu vários ataques e tentativas de desmonte de tudo aquilo que foi construído com muita luta, através da Lei nº 10.216, da reforma psiquiátrica, esse é o momento”.  

“O nosso projeto de conferência tem como prioridade o cuidado em liberdade e a territorialidade do atendimento, então esses são os desafios que nós temos e também a certeza de que estamos construindo um SUS de qualidade”, conclui.