Notícias

26/08/2019 - 17:19

CFP convida para lançamento de Referências Técnicas sobre Educação Básica

Evento ocorrerá dia 30 de agosto, durante o XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional

CFP convida para lançamento de Referências Técnicas sobre Educação Básica

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança à categoria e à sociedade o documento de Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica. Trata-se da edição revisada da referência técnica publicada em 2013. Seu lançamento ocorrerá na sexta-feira (30), durante o XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE),na Varanda do Instituto de Química (INQUI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O documento foi produzido a partir da metodologia do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) e busca construir referência sólida para a atuação da(o) psicóloga(o) na área da educação básica.

A proposta do Crepop é de investigar a atuação de psicólogas(os) em políticas públicas específicas ou transversais e visa entender o núcleo da prática profissional da(o) psicóloga(o), considerando a exclusividade de cada área, Saúde, Educação, Assistência Social, e, assim, de cada Política Pública. Todas as áreas são eleitas a partir de critérios como: tradição na atuação da Psicologia; abrangência territorial; existência de marcos lógicos e legais e o caráter social ou emergencial dos serviços prestados.

O Crepop – O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas consiste em uma ação do Sistema Conselhos de Psicologia que dá continuidade ao projeto Banco Social de Serviços em Psicologia, acenando para uma nova etapa na construção da presença social da profissão de psicóloga (o) no Brasil. Constitui-se em uma maneira de observar a presença da (o) psicóloga (o) e do movimento da Psicologia em seu Protagonismo Social.

Serviço:

Lançamento de livros no Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE) 
Data: 30 de agosto de 2019
Horário: das 16h às 18h (às 17h haverá apresentação solene com especialistas e o lançamento das Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica).
Local: Varanda do Instituto de Química (INQUI/UFMS).
Para mais informações, acesse o site evento conpe.abrapee.psc.br.