Notícias

27/10/2015 - 18:13

CFP coordena seis mesas na 45ª Reunião Anual da SBP

O evento acontece de terça (27) a sexta-feira (30), da próxima semana, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da UFMG, em Belo Horizonte (MG)

CFP coordena seis mesas na 45ª Reunião Anual da SBP

Na terça-feira (27) será aberta a programação da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), que acontecerá na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), até o dia 30. O tema desse encontro será “Congregar faz a diferença” e a programação do evento, que tem duração de quatro dias, prevê uma série de atividades como painéis, conferências, mesas de debate e lançamentos de livros. O credenciamento será aberto às 7h de terça-feira (27) e a sessão solene de abertura está marcada para às 20h do mesmo dia, no Auditório da Reitoria.

Dentro dessa programação o Conselho Federal de Psicologia (CFP) irá participar e coordenar seis mesas de debates.  “O exercício profissional enquanto trabalho, um projeto político em construção” é o tema da primeira mesa, que será realizada na quarta-feira (28), a partir das 8h30, com a participação da presidente do CFP, Mariza Monteiro Borges, do vice-presidente do CFP, Rogério Oliveira, e da conselheira do CFP, Maria da Graça Jacques. Na sequência, às 10h, será vez de debater o exercício profissional da Psicologia na Assistência Social, mesa que contará com as contribuições dos psicólogos Enrico Martins Braga, da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do CFP, Mariana Prioli Cordeiro, Elisangela Souza Franco.

Já na quinta-feira (29) será realizada a mesa de debates intitulada “Comunidade e posicionamento voluntário autêntico: uma discussão da Psicologia comunitária, na obra de Edith Stein, e a atuação profissional no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” com a participação de Carla Andréa Ribeiro, da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas) do CFP, Lurdes Perez Oberge e Achilles Gonçalves Coelho Júnior.

No último dia da programação, sexta-feira (30), serão mais três mesas com a participação do CFP.  O dia começa com a mesa “A Psicologia e os direitos das mulheres: O que estamos fazendo?”, que contará com as intervenções das psicólogas Madge Porto, do GT dos Direitos Humanos das Mulheres do CFP, Valeska Maria Zanello de Loyola, representante do CFP no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, e Lenira Pontes. Já a mesa marcada para às 10h terá como tema “Experiências mineiras de construção de redes de atenção psicossocial”, com Aparecida Rosângela Silveira, Maria Tereza Peres Andio e Solange Nunes Coelho.

Fechando a participação do CFP na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), acontece a mesa “Formação continuada desafios para a avaliação psicológica”, com João Alchieri, Cícero Emídio Vaz e Elton Hiroshi, da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do. Para saber mais sobre a programação do evento acesse o site do CFP.

O Conselho montará, ainda, um stand com publicações relacionadas à Psicologia, exibição de vídeos e as novas edições do Jornal do Federal e da Revista Psicologia: Ciência e Profissão.

Durante o evento, o CFP irá promover, ainda, a exposição “Memória da Psicologia em Obras Raras e Valiosas”. Com obras do acervo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, considerada a mais antiga da América Latina, a pesquisa para a seleção dos conteúdos começou em 1998 e é resultado do trabalho da psicóloga e conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Nádia Maria Dourado Rocha. Os livros relembram a produção de importantes autores brasileiros e de países como França, Dinamarca, Alemanha e Portugal. De acordo com a curadora, dos 70 livros expostos, 19 são de autores brasileiros, buscando privilegiar aqueles que foram considerados pioneiros.

Confira aqui a programação do evento e, abaixo, da participação CFP.

ProgramacaoSBP