Notícias

11/09/2020 - 17:32

CFP debate a Psicologia no SUS na próxima quinta-feira (17)

Live acontece em função do aniversário de 30 anos do Sistema Único de Saúde

CFP debate a Psicologia no SUS na próxima quinta-feira (17)

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos de existência no Brasil, tendo como referência a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990.  Sendo um marco para a saúde pública no Brasil, o Conselho Federal de Psicologia, por meio da sua Comissão de Direitos Humanos (CNDH/CFP) realiza na quinta-feira (17), às 16h, o debate on-line “A psicologia no Aniversário do SUS”. A live será transmitida ao vivo pelo Youtube e Facebook do CFP.

Está entre os objetivos do debate reafirmar o compromisso do CFP com o incentivo à participação da profissão na consolidação do SUS no Brasil, a garantia de uma saúde pública, de qualidade e de acesso universal.  

 A live será mediada pela presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes e terá a participação da presidente do Conselho Regional de Psicologia do Pará e Amapá (CRP-10 PA/AP) e psicóloga especialista em saúde pública, Jureuda Guerra (CRP 10/01135); da  psicóloga, docente da Universidade Federal do Amazonas e coordenadora de tecnologia social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Denise Gutierrez (CRP 20/00798); e da psicóloga e doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Letícia Gonçalves (CRP 04/35590).

Serão abordados temas como o papel das(os) psicólogas(os) no SUS, prevenção ao suicídio na saúde pública, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros.

 A Psicologia está presente no SUS desde a atenção primária – postos de saúde, centros de saúde, unidades de Saúde da Família e em outros níveis de trabalho realizados além dos centros de saúde.

 O aniversário do SUS é marcado pela publicação da Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.  

Serviço

Live –  A  Psicologia no Aniversário do SUS

Data: 17 de setembro de 2020

Horário: 16h

Transmissão ao vivo pelos canais do CFP no Youtube e Facebook.